Página:Obras completas de Luis de Camões II (1843).djvu/38

Wikisource, a biblioteca livre
XXXIV
VIDA

guerra, que por morte de Dom Fernando veio a ter lugar por causa da successão, como Vasco Pires seguisse a voz de Castella, como antes seguíra a de Portugal, e na batalha de Aljubarrota fosse tomado com as armas na mão, lhe forão tiradas todas as terras e fortalezas que Dom Fernando lhe dera, deixando-lhe apenas a clemencia do vencedor as herdades de Estremôz e Avís, com algumas propriedades que tinha em Alemquer.

João Vas de Camões, que era o segundo genito, e veio depois a ser Vassallo de Affonso 5.º (titulo então mui honorifico) pelos relevantes serviços que lhe fez nas guerras de Africa e contra Castella, casou com Ignez Gomes da Silva, filha bastarda de Jorge da Silva, filho de Gonçalo Gomes da Silva e irmão de João Gomes da Silva, que em tempo de Dom João 1.º, fôra Alferes mor do Reino e Senhor de muitas terras: e deste matrimonio houve a Antão Vas de Camões, que, desposando a Guiomar da Gama (da familia do Descobridor) della teve a Simão Vas de Camões, que casou com Anna de Macedo, pessoa mui illustre da villa de Santarem. E destes nasceo o nosso poeta.

Robusto e agil de corpo, e dotado de grande engenho e de uma prodigiosa memoria, logo des de os primeiros annos deo mostras de que viria a ser insigne, assim nas armas, como nas letras. Pelo que seus paes se empenhárão em lhe dar uma boa educação, com tanto maior desvelo, quanto se vião faltos de meios, na esperança de que viria a ser o bordão de sua velhice. Instruido nas primeiras letras e habilitado para maiores estudos, de mui tenra idade o