Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/331

Wikisource, a biblioteca livre
INSUFICIÊNCIA DOS DOCUMENTOS GEOLÓGICOS
305

devia ter tido, no conjunto da sua organização, uma grande analogia geral com o cavalo e o tapir; mas pode também, por diferentes pontos da sua conformação, ter diferido consideràvelmente destes dois tipos, talvez mesmo mais do que diferem actualmente um do outro. Por isso, em todos os casos deste género, ser-nos-ia impossível reconhecer a forma origem de duas ou muitas espécies, mesmo pela comparação mais atenta da organização do ascendente com a dos descendentes modificados, se não tivéssemos conjuntamente à nossa disposição a série quase completa dos anéis intermediários da cadeia.

É contudo possível, pela minha teoria, que, de duas formas vivas, uma derive da outra; que o cavalo, por exemplo, seja originado do tapir; ora, neste caso, deviam existir elos directamente intermediários entre os dois. Mas um caso tal, implicaria a persistência sem modificação, durante um período muito longo, de uma forma de que os descendentes tivessem sofrido alterações consideráveis; um facto, porém, desta natureza não pode ser senão muito raro, em razão do princípio da concorrência entre todos os organismos ou entre o descendente e os pais; porque, em todos os casos, as formas novas aperfeiçoadas tendem a suplantar as formas anteriores tornadas fixas.

Todas as espécies vivas, pelo teoria da selecção natural, se ligam à origem-mãe de cada género, por diferenças que não são mais consideráveis do que as que verificamos actualmente entre as variedades naturais e domésticas da mesma espécie; cada uma destas origens-mães, agora geralmente extintas, ligam-se por seu turno da mesma maneira a outras espécies mais antigas; e, assim seguidamente, subindo e convergíndo sempre para o ascendente comum de cada grande classe. O número das formas intermediárias constituindo elos de transição entre todas as espécies vivas e as espécies perdidas devia, pois, ter sido infinitamente grande; porém, se a minha teoria é verdadeira, têm certamente vivido sobre a terra.

LAPSO DE TEMPO DECORRIDO, DEDUZIDO DA APRECIAÇÃO DA RAPIDEZ DOS DEPÓSITOS E DA EXTENSÃO DAS DESNUDAÇÕES

Como não encontramos restos fósseis destes inumeráveis elos intermediários, pode objectar-se que, devendo cada uma destas alterações ter-se produzido muito lentamente, o tempo deve ter faltado para desempenhar tão grandes modificações orgânicas. Ser-me-ia difícil lembrar ao leitor, que não está familiarizado