Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/401

Wikisource, a biblioteca livre
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
375

mochos engolem a presa inteira, e, após um intervalo de doze a vinte horas, vomitam pequenos novelos nos quais, como resulta das experiências feitas por Zoological Gardens, há sementes aptas a germinar. Algumas sementes de aveia, de trigo, de milho miúdo, de linho, de cânhamo, de trevo e de beterraba germinaram depois de uma demora de doze a vinte e quatro horas no estômago de diversas aves de rapina; duas sementes de beterraba germinaram tendo uma demora de sessenta e duas horas em iguais condições. Os peixes de água doce engolem sementes de muitas plantas terrestres e aquáticas; ora, as aves que devoram muitas vezes os peixes, tornam-se assim os agentes do transporte de sementes. Introduzi uma quantidade de sementes no estômago de peixes mortos que fazia em seguida devorar por águias pescadoras, por cegonhas e por pelicanos; após um intervalo de muitas horas, estas aves vomitavam os grãos em novelos, ou os lançavam nos excrementos, e muitos germinaram perfeitamente; há todavia sementes que não resistem a este tratamento.

Os gafanhotos são por vezes transportados a grandes distâncias das costas; eu mesmo capturei um a 595 quilómetros da costa de África, e têm-se recolhido a distâncias muito maiores. O reverendo R. T. Lowe informou sir C. Lyell que em Novembro de 1844 nuvens de gafanhotos invadiram a ilha da Madeira. Eram em quantidades inúmeras, tão cerradas como os flocos nas grandes nevadas, e estendiam-se no ar a tão grande distância que se podiam ver com o telescópio. Durante dois ou três dias descreveram lentamente nos ares uma imensa elipse tendo 5 a 6 quilómetros de diâmetro, e à tarde desceram sobre as árvores mais elevadas que ficaram logo cobertas. Desapareceram em seguida tão sùbitamente como tinham vindo e não mais reapareceram na ilha. Os lavradores de certas partes do Natal julgam, sem provas bem seguras contudo, que as sementes nocivas são introduzidas nos seus prados pelos excrementos que aí deixam as imensas nuvens de gafanhotos que muitas vezes invadem o país. M. Weale enviou-me, para experimentar este facto, um pacote de excremento seco proveniente destes insectos, e encontrei, com o auxílio do microscópio, muitas sementes que me deram sete gramíneas pertencendo a duas espécies e a dois géneros. Uma invasão de gafanhotos, como a que houve na Madeira, poderia, pois, fàcilmente introduzir muitas plantas variadas numa ilha situada muito longe do continente.

Posto que o bico e as patas das aves sejam geralmente próprias, adere-lhes por vezes um pouco de terra; obtive, numa ocasião, cerca de 4 gramas, e noutra 1,4 grama de terra argilosa