Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/474

Wikisource, a biblioteca livre
448
ORIGEM DAS ESPÉCIES

das precisas, tomadas nas éguas das duas raças e nos potros com a idade de três dias, que não é assim como me haviam dito.

Como possuímos a prova certa de que as raças dos pombos derivam de uma só espécie selvagem, comparei os borrachos das diversas raças doze horas após a sua eclosão. Tomei, com todo o cuidado, as medidas do bico e sua abertura, do comprimento das narinas e das pálpebras, a das patas, e o tamanho dos pés, nos individuos da espécie selvagem, nos papos de vento, nos de leque, nos galinhas romanos, nos de gravata, nos dragões, nos correios e nos cambalhotas. Várias destas aves, no estado adulto, diferem pelo comprimento e pela forma do bico, e por muitos outros caracteres, a ponto tal que, encontradas no estado livre, classificar-se-iam, sem dúvida alguma, em géneros distintos. Mas, se bem que se podem distinguir na sua maior parte os pombos novamente nascidos de diversas raças, se se colocarem uns junto dos outros, apresentam, em pontos precedentemente indicados, diferenças proporcionais incomparávelmente menores que as aves adultas. Alguns traços característicos, tais como o comprimento do bico, são a custo apreciáveis nos borrachos. Verifiquei, apenas, uma única excepção notável a esta regra, é que os novos cambalhotas de face-curta diferem quase tanto como os adultos dos borrachos do torcaz selvagem e dos de outras raças.

Os dois princípios já mencionados explicam estes factos. Os amadores escolhem os seus cães, os seus cavalos, os seus pombos reprodutores, etc., quando têm já quase atingido a idade adulta; pouco lhes importa que as qualidades que procuram sejam adquiridas mais cedo ou mais tarde, visto que o animal adulto as possui. Os exemplos precedentes, e sobretudo o dos pombos, provam que as diferenças características que têm sido acumuladas pela selecção do homem e que dão às raças o seu valor, não aparecem geralmente num período precoce da vida, e tornam-se hereditárias numa idade correspondente e bastante avançada. Mas o exemplo do cambalhota de bico-curto, que possui já estes caracteres próprios na idade de doze horas, prova que esta regra não é universal; nele, com efeito, as diferenças características têm, ou aparecido mais cedo que de ordinário, ou então essas diferenças, em vez de serem transmitidas hereditariamente na idade correspondente, são transmitidas numa idade mais precoce.

Apliquemos agora estes dois princípios às espécies no estado livre. Tomemos um grupo de aves descendentes de qualquer forma antiga, e que a selecção natural modificou em vista de hábitos diversos. As numerosas e ligeiras variações sucessivas sobrevindas nas diferentes espécies numa idade bastante avan-