Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/519

Wikisource, a biblioteca livre
DOS PRINCIPAIS TERMOS CIENTIFICOS
493

Batráquios. — Classe de animais parentes dos répteis, mas que sofreram uma metamorfose particular e nos quais o animal novo é geralmente aquático e respira por guelras. (Ex.: rãs, sapos e salamandras).

Blocos erráticos. — Enormes blocos de pedra transportados, geralmente dentro de terra argilosa ou areia.

Braquiópodes. — Classe de vermídeos ou vermes aberrantes, providos de uma concha bivalve ligada a matérias submarinas por uma haste que passa por uma abertura de uma das válvulas. São providos de tentáculos, com os quais levam à boca a nutrição.

Branquial. — Referente ou pertencente às guelras.

Brânquias. — Vide Guelras.

Cambriano (Sistema). — Uma série de rochas paleozóicas entre o laurentiano e o siluriano, e que, muito recentemente, eram ainda consideradas como as mais antigas rochas fossilíferas.

Canídeos. — Família dos cães, compreendendo o cão, o lobo, a raposa, o chacal, etc.

Carapaça. — A concha que envolve geralmente a parte anterior do corpo nos crustáceos. Este termo é também aplicado às partes duras e às conchas dos cirrípedes.

Carbonífero. — Este termo é aplicado à grande formação que compreende, além de outras rochas, as de carvão. Esta formação pertence ao mais antigo sistema, ou sistema paleozóico.

Casulo. — Um invólucro em geral sedoso em que os insectos são frequentemente encerrados durante o segundo período, ou período de repouso da sua existência. A expressão - «período de casulo» - é empregada como equivalente a «período de crisálida».

Caudal. — Referente ou pertencente à cauda.

Cefalópodes. — A classe mais elevada dos moluscos ou animais de corpo mole, caracterizada por ter a boca cercada de um número maior ou menor de braços carnudos ou tentáculos que, na maior parte das espécies vivas, são providos de ventosas. (Ex.: o povo, o náutilo).

Celosperma. — Termo aplicado aos frutos das umbelíferas, que têm a semente cavada na face interna.

Cetáceo. — Ordem de mamíferos compreendendo as baleias, golfinhos, etc., tendo a forma de peixes, a pele nua e de que sòmente os membros anteriores são desenvolvidos.

Ciclos. — Círculos ou linhas especiais nas quais as partes das plantas são dispostas no eixo de crescimento.