Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/525

Wikisource, a biblioteca livre
DOS PRINCIPAIS TERMOS CIENTÍFICOS
499

e onde tira o nome. É nestas rochas que se encontram vestígios dos corpos orgânicos mais antigos.

Leguminosas. — Ordem de plantas, representada pelas ervilhas comuns e pelas favas, tendo uma flor irregular, na qual uma pétala se levanta como uma asa, e os estames e o pistilo são encerrados num estojo formado por duas das outras pétalas. O fruto é em forma de vagem (legume).

Lemurianos. — Grupo de animais de quatro mãos, distinto dos macacos e aproximando-se dos quadrúpedes insectívoros por certos caracteres e hábitos. Os lemurianos têm as narinas recurvadas ou torcidas, e uma garra em lugar de unha nos índex das mãos posteriores.

Lepidópteros. — Ordem de insectos caracterizados por uma tromba em especial, e quatro grossas asas mais ou menos escamosas. Esta ordem compreende as borboletas.

Litoral. — Habitante da beira-mar.

Loess (Lehm). — Depósito marnoso de formação recente (pós-terciário) que ocupa uma grande parte do vale do Reno.

Malacrustáceos. — Ordem superior dos crustáceos, compreendendo os lagostins, as lagostas, os camarões, etc., e bem assim os bichos-de-conta e caranguejos.

Mamíferos. — A primeira classe dos animais, compreendendo os quadrúpedes peludos ordinários, as baleias, e o homem, caracterizada pela produção de filhos vivos, nutridos após o nascimento pelo leite das mamas (glândulas mamárias) da mãe. Uma diferença frisante no desenvolvimento embrionário levou à divisão desta classe em dois grandes grupos: num, quando o embrião atingiu um certo período, uma ligação vascular, chamada placenta, forma-se entre o embrião e a mãe; noutro grupo esta ligação falta, e os filhos nascem num estado incompleto. Os primeiros, compreendendo a maior parte da classe, são chamados mamíferos placentários; os segundos, mamíferos aplacentários, compreendendo os marsupiais e os monotrematos (ornitorrincos).

Mandíbulas (nos insectos). — O primeiro par ou par superior de maxilas, que são geralmente órgãos sólidos, córneos e mordentes. Nas aves este termo é aplicado aos dois maxilares com seus invólucros córneos. Nos quadrúpedes as mandíbulas são representadas pela maxila inferior.

Marsupiais. — Ordem de mamíferos de que os filhos nascem num estado muito imperfeito de desenvolvimento e são trazidos pela mãe, durante o aleitamento, numa bolsa neutral (marsupium), tais como os cangurus, as sarigueias, etc. Vide Mamíferos.