Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/529

Wikisource, a biblioteca livre
503
DOS PRINCIPAIS TERMOS CIENTÍFICOS

Polimórfico. — Que apresenta muitas formas.

Polizoários. — A estrutura comum formada pelas células dos pólipos, tais como os corais.

Preênsil. — Capaz de prender.

Prepotente. — Que tem superioridade de força ou poder.

Primárias. — As penas que formam o topo da asa de uma ave e insertas na parte que representa a mão do homem.

Própole. — Matéria resinosa recolhida pelas abelhas nos gomos entreabertos de diferentes árvores.

Proteano. — Excessivamente variável.

Protozoários. — Divisão inferior do reino animal. Estes animais são compostos de matéria gelatinosa e têm apenas vestígios de órgãos distintos. Os infusórios, os foraminíferos e as esponjas, com algumas outras espécies, pertencem a esta divisão.

Pupa. — O segundo período do desenvolvimento de um insecto no qual aparece na forma reprodutiva perfeita (alada). Na maior parte dos insectos, o período pupal passa-se num repouso perfeito. A crisálida é o estado pupal das borboletas.

Quelônios. — Ordem de répteis compreendendo as tartarugas tanto do mar como da terra, etc.

Radícula. — Pequena raiz de uma planta no estado de embrião.

Retina. — Membrana interna delicada do olho, formada de filamentos nervosos provenientes do nervo óptico e servindo para a percepção das impressões produzidas pela luz.

Retrogressão. — Desenvolvimento retrógrado. Quando um animal, aproximando-se da maternidade, se torna menos perfeito do que poderia esperar-se após as primeiras fases da sua existência e do seu parentesco conhecido, diz-se que sofre então um desenvolvimento ou uma metamorfose retrógrada.

Rizópodes. — Classe de animais inferiormente organizados (protozoários) tendo corpo gelatinoso, de que a superfície pode prolongar-se em forma de apêndices semelhantes a raízes ou filamentos, que servem para a locomoção e apreensão de alimentos. A ordem mais importante é a dos foraminíferos.

Rochas metamórficas. — Rochas sedimentares que sofreram uma alteração geralmente pela acção do calor, após o seu depósito e sua consolidação.

Rochas plutónicas. — Vide Plutónicas.

Roedores. — Mamíferos roedores, tais como os ratos, os coelhos e os esquilos. São caracterizados principalmente por terem um único par de dentes incisivos em forma de buril em