Página:Páginas Tímidas.pdf/100

Wikisource, a biblioteca livre
— 98 —

Havia razão para o barulhento reclamo : e talvez que sacrilego não fôra erigir um novo altar, onde alli mesmo á face do tabernaculo sagrado, se depositasse aquella deslumbrante soberana de curações, que culto idólatra merecera !

O testemunho d'aquella apotheose de mil admirações em homenagem á belleza magica de Zenaide, bastára para exalçar ás culminancias triumphaes de imperioso e altivo renome, a estupendamente formosa mulher, bellissima entre as mais lindas e garbosas filhas de Eva !

A meiguice perenne e santa que pairava, em feiticeiro boiar, no seu sorriso angelical — que ella imitára, ao natural, dos pensativos e calmos semblantes das milagrosas madonas de Ticiano — fora sufficiente para desvairar a imaginação de seus mais convencidos adoradores, pasmados, em gostoso deliquio, deante d'aquella suprema correcção de fórmas, vasadas nos moldes mais exigentes do inattingivel hellenismo classico, de priscas eras gloriosas para a arte.

A impassibilidade crystallina de seu olhar indicava uma inabalavel paz de consciencia, que não se deixava trahir por esse riso furtivo e casquilho, com que as caprichosas rainhas da seducção e da belleza sem rival, costumam receber, tal como se