Página:Páginas Tímidas.pdf/114

Wikisource, a biblioteca livre
- 112 -

Millionarias e pallidas paulistanas, louras inglezinhas dellicadas, catitas filhas d'aquella nova Italia e as soberdas e fogosas rainhas do bolero, por alli se crusavam misturadamente, atravez dos largos passeios da calçada, e fazendo zig-zags por entre o maçotes debochantes da bohemia rapaziada.

Bandos sensuaes de formosas costureiras se recolhiam das officinas e por alli passavam. unas faceiras e provocadoras, outras semi-cerrados os meigos olhos traidores dos sonhos de volupia em gue nadavam...

Subito, na multidão suffocante dos transeuntes, pelo meio d'aquelle vae- em continuo, eu te divisei, cacan a fora an a uza, com as tuas seducções irresistiveis de anjo ou deusa, não sei.

Mais de um em ti encarou lubricamente esfaimado, como a tentar um beijo destes teus labios polpudos, roseos. divinaes, como a querer a caridade de um de teus imperiosos e incendiarios olhares.

Embriagado, segui-te.



Lembro-me ben do modo como me notaste no teu encalço...

Reverberava o argenteo creszente pallidas claridades sobre a esquina da rua de São João, e tu caminhavas em direcção ao Mercado.