Página:Páginas Tímidas.pdf/123

Wikisource, a biblioteca livre
— 121 —

formosa e estremecida donzella, era a sua filha unica. »

— Aqui a voz suave e triste do velho anachoreta como que se estancou de subito, talvez cedendo ao travo supremo de encanecidas recordações...

« De pressa (continuou depois), teve-me ella captivo pelas suas divinas fascinações de corpo e de espirito ; um incontido e immenso amor me levou a tentar unir o destino de Corina ao meu.

« Tinha eu vinte annos, cheios de esperanças, venturas e illusões; e na minha fronte de adolescente se viam já os sulcos bem distinctos, que indicam a decisão, a coragem, a altivez do animo...»

III

« Exequias celebradas á memoria das victimas de 1830, em todas as cidades e villas dos principaes e antigos palatinados da Polonia, no anno de 1861, foram o motivo para que o czar continuasse a exercer no meu paiz a série feroz e despotica das perseguições mais violentas .

« Era a repetição das medidas execraveis com que, desde muitos annos, a corôa da Russia ia destruindo, roubando, assassinando e saqueando os filhos da nação heroica, que deu ao mundo Bolesláu, Koribut e Casimiro.

63