Página:Páginas Tímidas.pdf/127

Wikisource, a biblioteca livre
— 125 —

importancia, não soube do que se passára em relação aos meus. Unicamente em meu espirito era firme a crença no caracter inabalavel de Corina, bem como não duvidava da ferocidade com que os bandidos de São Petersburgo iriam tratar os entes, que tão caros me eram, e a elles entregues, como cordeiros a chacaes.

« Bem pouco aturou a minha duvida: Corina dera acquiescencia condicional aos satanicos desejos de Johamn...

« Comprára a sentença de morte, que para mim e nossos paes estava lavrada. promettendo entregar-se aos braços criminosos do brutal Ivanoff ; mas este só attenuára a condemnação, dando-nos em troca do cadafalso a vida horrivel do degredo !

« A Siberia, com os seus nefandos supplicios, os seus gélos mortuarios, as suas sepulchraes minas, atulhadas de condemnados —, seria o epilogo do martyrio !

« E Corina obtivera de Johamn que seria elle o general em chefe da negra leva de degradados, que em breve ia partir, em demanda dos climas assassinos da Russia Asiatica.

« Lá, então, — depois de nos dizer os ultimos adeuses e nos vêr, senão livres, ao meros subtrahides á sombra patibular do carrasco, que enfor-

65