Página:Páginas Tímidas.pdf/134

Wikisource, a biblioteca livre
— 132 —

berbas descripções tanta vez eu ouvira, quando, nos nossos conciliabulos politicos, algum companheiro mais illustrado fazia, com natural enthusiasmo, a apologia da Liberdade nesse grande continente.

« Os grandes recursos que, após a evasão, me ficaram á disposição, permittiram que eu pudesse, — atravessando paizes diversos, diferentes povos e innumeraveis cidades e provincias de muitas nações da terra — chegar ao coração da America, neste formoso Brasil —- sanctuario magico e deslumbrante das maiores bellezas e opulencias naturaes.

« Deus se apiedára de mim, quando, em seguida de ter visitado a maior parte das Republicas americanas, me proporcionou chegar até este vastissimo pedaço do Universo, onde, em um de seus mais despovoados e incultos recantos, encontrei a paz da alma no ermo, o transbordamento resignado das maguas na solidão imponente das florestas virgens.

« Era em 1868, por occasião da longa guerra entre o Brasil e o Paraguay ; e me recordo bem do meu desembarque na grande capital do Imperio de Santa Cruz.

« Bellissimo sol cahia de chapa sobre a bahia da Guanabara, tantas vezes decantada pelos vossos