Página:Páginas Tímidas.pdf/136

Wikisource, a biblioteca livre
— 134 —

« A infernal desdita que estrondejou sobre mim lançando-me só, isolado e martyr, nessa voragem das supremas dôres, precisava da suavidade balsamica da resignação.

« Desde dias que, correndo esta região, em seguidas de ter sulcado em canôas e barcas as grandes ca daes deste bello sertão, avistava eu um massiço prolongado e enorme, como que cavando fundos espaços no azul do horizonte.

« Ao redor delle, cerradas florestas enxergava, á extremidade das quaes, pelos contrafortes da serrania, altos medões de areia estavam depositados.

« Para ahi me encaminhei: -- o repouso, o afastamento do mundo, o adandono de tudo que pudesse me fazer recordar as negras tragedias de minha passada existencia, neste sitio eu encontrei.

« Antigos bandeirantes aqui deixaram vestigios evidentes de sua passagem ; e o provam estas ruinas accumuladas na pequenina aldeia, de que hoje sou o unico habitante.

« Santo Elias se chama o ermo em que se vós deparou o pobre anachoreta, cujos olhos já embaciados pela morte, quiçá não tardia, até agora não tinham visto por aqui uma pessôa siquer.

« Vós sois o, ultimo mortal para quem os labios do inditoso Osmundo se abriram... E que fique