Página:Páginas Tímidas.pdf/15

Wikisource, a biblioteca livre
— 13 —

enrolada, as corás, as caninanas, as verdes,as uyutús e as cipós, derramando da bocca asquerosa longa baba côr de vidro liquido, que é caracteristica dos venenosos ophidios. Ao lado do banco, pela margem em fóra, contempla-se a praia recamada de finissimas e argenteas areias, por cima das quaes scintillam variegadas placas de malacacheta (mica), com pingos de ouro rebrilhantes aos raios do sol, e conchas de formatos variados esparsas pelos monticulos das pedrinhas ovaes, apresentando o labro roxo desmaiado á carambina das geadas, que nelle se conserva petrificada.

Amplas ramagens cahem dos barrancos sobre a superficie longa das aguas, que marulham, em brancas espumas: sobre ellas passam bandos informes de peixes, no meio dos quaes se destaca o dorso chato e povoado de escamas avermelhadas do saboroso piáu, que espadana o rabo lyriforme, aquentando-se ao vivificante calor do astro, que derrama faiscas auriluzentes de encontro á magestosa corrente.

Aqui, em nado oscillante, está uma raiz que se prolongou pela terra até surgir á margem do rio; pertence ao pé de um grosso e elevado palmito, que se suspende verticalmente, no emmaranhado das arvores circumjacentes, como que a dominar

9