Página:Páginas Tímidas.pdf/158

Wikisource, a biblioteca livre
— 156 —

copa do altaneiro cedro e, inexoravel, espatifa-o, incendiando com as chispas do madeiro fulminado o resto da floresta virgem, por onde outr'ora correram, na liberdade magestosa da selva, as hordas indomitas do patrio gentio.

Rompe o passaredo alegre canção triumphal, celebrando as galas luxuosas dos mattagaes e campinas, que exuberam vegetações esplendentes de seiva...

O solo ensopado com a humidade fecundante das aguas, crêa alento. e favorece os tenros embryões confiados á sua feracidade : e assim se vê o homem provido na propria subsistencia, abençoando os constantes chuveiros.

No ar mesmo já se não sente aquella pesada e fatigadora influencia do causticante veranico; si bem mais triste e convidativa ao meditar, a natureza de inverno tem o seu que de mystico e affectivo visivel nessa espontanea poesia da alma, inebriada com as grandezas do Creador !

Si quereis espectaculo do mais subido e imponente efícito, escutae, por tempestuosa noute, toques prolongados de um sino, cujo sonóro echo se va perder de envolta com o esbravejar emocionante do encapellado oceano, ou com os silvos barulhentos das folhagens agitadas nos negros bosques !