Página:Páginas Tímidas.pdf/17

Wikisource, a biblioteca livre
— 15 —

fogo ateado na base do madeiro, ou pelo lento moirejar do machado de pedra, esmoendo a grossa lamina de encontro ao fibroso tecido resistente das arvores velhissimas, das quaes vae sahir o côxo fluctuante nas aguas, pelo indio paciente denominado igarité ou ubá, conforme a sua menor ou maior conformação.

Signaes de fresco pisar no solo macio e arenoso de margens de rio, nos desenham o pequeno pé selvagem, de chato e largo calcaneo, que contrasta com a estreitura desforme das articulações digitaes.

De facto, para corroborar o indicio encontrado, lá passa um grupo de Pojichás, moços caçadores, de arco e carcaz cingidos, levando triumphantes uns, valiosa enfiada de ave não meuda, como macucos e tucanos; outros, farta provisão de carne que lhes forneceu a morte das astutas cutias e nedios veadinhos, nas tocas e mundéos armados previamente.

Mais longe, na orla distante do matto corre á toda brida jovem selvagem, em cujo semblante se vê estampado terror indescriptivel : é que na brenha vastissima em que errava incauto, subito ouvio aquelle pavoroso troar da onça sedenta de sangue, que, no molle ar das fundas devezas, farejou o almiscar caracteristico da carne do indio. . .


10