Página:Páginas Tímidas.pdf/19

Wikisource, a biblioteca livre
— 17 —

paço de terreno occupado pelos Pojichás, que alli se reuniram, pelo tempo da pesca abundante e nutritiva, afim de cantar os lugubres e ephemeros amores da nobres filha de Itaúna, a qual vai desposar o mais denodado em façanhas e brios dentre os ultimos prisioneiros feitos na horda dos botocudos hostis.

E' o sagrado e antigo costume da tribu. Por isso todos aguardam, impacientes, o dia do delirante sacrificio, que preludia o louco banquetear da festa barbara do cauim...


Potente e invencivel era Angá, O famoso morubixaba das hordas temiveis dos Jiporocks, que campeavam, indomitas, atravez das florestas do uberrimo valle do Rio Doce.

Guerreiro dextro, inimigo implacave!, o valente e ambicioso Angá, que já levára o exterminio ao recinto de outras tabas, infensas ao seu mando, queria agora empunhar — garboso e unico cacique — o sceptro das selvas e brenhas, que o tinham visto nascer, havia já luas sem conta.

Quando brandia a terrivel tangapema e sua estridente inubia resoava, em sonoras vibrações de guerra, pelo vasto ambito dos incultos mattagaes

11