Página:Páginas Tímidas.pdf/23

Wikisource, a biblioteca livre
— 21 —

com o liquido fermentado e entontecedor das bojudas urnas de barro fabricadas (iguaçabas).

Homens e mulheres têm o semblante e corpo reluzentes, pelo fixo verniz colorido do genipapo e urucú;—aguelles ostentam vistosos enduapes e cocares, nos quaes os tons de fogo das plumas das araras, bizarramente sarapintadas de encarnado brilhante e manchas de um metallico azul ferrete, se distinguem da negra côr intensa das pennas dos anús e macucos ; — estas pavonêa-se, formosas e altivas, envolvidas na esplendida açoyaba fluctuante, cahindo-lhes sobre os hombros os bastos cabellos retintos.

Aracy, bella entre todas as jovens raparigas da tribu, tem sobre a cabeça um kanitar de fulvos reflexos ; revestem-lhe as roliçzas pernas, do joelho ao aristico tornozelo, as ligas distinctivas da virgindade, o symbolico tapacorá.

Instrumento ; selvagens, como maracás, membys, borés e ways,[1] resôam em sua honra, pois é ella a rainha da festa, a deslumbrante donzella, candida e branca como o cecem, que desabrocha

  1. E' sabido que respectivamente significam : chocalho ou cabaça cheia de pedras e seixos o maracá; uma especie de gaita ou buzina de taquara o memby e o boré ; e tambor o may.