Página:Páginas d’história constitucional do Brasil.djvu/70

Wikisource, a biblioteca livre
60
PAGINAS D’HISTORIA CONSTITUCIONAL

famoso paraense se dilatava explicando as leis da álgebra politica, e as relações da moral com a physica, em quanto a commissão de poderes apparelhava o parecer sobre as eleições de quinze provincias que apresentou no curto espaço de trez dias, tempo talvez insufficiente para a simples leitura das actas, quanto mais para o detido e maduro exame d’ellas, e das reclamações que do Maranhão, do Ceará, da Parahyba, das Alagoas, Bahia, de Minas e outras provincias tinhão sido enviadas. (Acta da sessão da Camará dos Deputados de 28 da Abril de 1842.)

Debalde pediu a minoria que se lhe facultasse o exame dos documentos que a commissão guardava em si; debalde reclamou o direito de discutir as eleições parcialmente. Os directores da situação tinhão pressa: ávidos do poder, julgavão proxima a occasião de empolgal-o de novo, fazendo com que o ministério se retirasse.

A dissolução da Camara foi decretada no dia 1.º de Maio e os motivos d’este acto se leem desenvolvidos em uma longa exposição assignada por todos os ministros.

Futuros historiadores poderáõ com a justiça da posteridade averiguar até que ponto foi util e necessario nesse periodo da infância e da organisação do Brasil que o poder fosse exercido antes por estadistas sectarios do principio da autoridade do que pelos partidários de um liberalismo mais ardente e generoso, do que reflectido, e sobre tudo applicavel ás circums-