Página:Portugaliae Monumenta Historica - Scriptores, v. 1 fasc. 2.pdf/44

Wikisource, a biblioteca livre
Aqui fite começa o linhagem do conde D. Fafes Sarracins onde vem os Godinhos que vem do nobelissimo sangue dos Godos

Este D. Fafes Sarracins foi casado com D. Onroana Mendes irmã de D. Fernão Mendes o velho de Bargança, e foi bom rico homem, e morreo com grão peça de cavaleiros quando lidou elrey D. Garcia de Portugal com elrey D. Sancho de Castella, e foi entom preso elrey D. Garcia delrey D. Sancho seu irmão, e fege nella D. Godinho Fafes, o que edificou Fontearcada, e o coutou: e este D. Godinho foi casado, e fege nella D. Fafes Luz que foi bom rico homem, e alferes do conde D. Henrique; e este D. Fafes Luz casou com D. Froulhc Viegas, filha de D. Egas Paes, que fez Randufe, e fege nella D. Godinho Fafes e D. Egas Fafes: e este D. Godinho a) Fafes foi casado com irmã de D. Gonçalo de Sousa o bom, e fege nella D. Fafes Godins e D. Gontinha a) Godins; e esta D. Gontinha Godins foi casada com Payo Correa o velho, e fege nella semel como he de susu escrito: e Fafes Godins foi casado com D. Sancha Gualdefes1, e fege nella Godinho Fafes e Ruy Fafes e Soeiro Fafes e Mem Fafes e Martim Fafes e Ermigio Fafes, que foi abbade de Refoyos de Basto, e D. Egas Fafes, que foi bispo de Coimbra, e Orraca Fafes e Tereja Fafes: e este Godinho Fafes foi casado com D. Tereja Alvares, e non ouverom semente; e ouve hum filho de ganhadia que ouve nome Martim Godins: e Ruy Fafes foi casado com Tereja Peres Alcoforada, e fege nella Fernão Rodrigues e Ruy Fafes e Maria Rodrigues e Guimar Rodrigues: e este Fernão Rodrigues foi casado com Guimar Dias, filha de D. Diogo de Rayão de barregan, e fege nella Affonso Fernandes e Lopo Fernandes: e Diogo Fernandes b) foi casado com Catherina Martins, filha de Martim Esteves da Teixeira, e non ouverom semel. E Maria Rodrigues foi casada com Lourenço Soares Freire, e fege nella Pero Lourenço e Ruy Lourenço e Tereja Lourenço e Constança Lourenço e Guimar Lourenço; e esta Guimar Lourenço foi casada com Joaneanes Redondo, e fege nella Lourenceanes Redondo; e Constança Lourenço foi casada com João Martins o trobador; e Pero Lourenço foi casado com huma villã no Crato; e os outros non ouverom semente. E Mem Fafes irmão deste Ruy Fafes sobredito foi casado com D. Ermezenda euvilheira que foi da rainha D. Orraca, e fege nella Joane Mendes Fafes; e Joane Mendes Fafes foi casado com Orraca Gil Caravelha moradora em Alenquer, e fege nella a molher de Lourenço Esteves de Moles.

Aqui se começa o linhagem de D. Goter Alderete da Silva

D. Goter Alderete da Silva foi casado com huma dona, e fege nella D. Pay Goterres; e este D. Pay Goterres foi casado com D. Terejaanes filha de D. João Ramires, e irmã de D. Fernãoanes de Montor lidima, e non he ella irmã como quer que o fosse melhor que os lidimos c), e fege nella D. Gomes Paes e D. Pero Paes Escacha: e este D. Gomes Paes foi casado com D. Orraca Nunes filha de Nuno Velho o que jaz em Carvoeiro e comprou á Varzea a quarta de Carvoeiro que era sogeita de Várzea, e leixou-a a Carvoeiro: e fejge nella Martim Gomes e Payo Gomes e D. Maria Gomes e Orraca Gomes: e esta Maria Gomes foi casada com D. Payo Correa, e com Affonso Rodrigues Rendamor, e fizerão em ella geração como de suso dito he: e D. Orraca Gomes foi casada com D. Gomes Mendes de Briteiros, e fege nella geraçom como de suso he escrito. E D. Pay Gomes da Silva foi casado com D. Maria Fernandes, filha de D. Fernandeanes de Dura de gança d), e fege nella Gonçalo Paes e Estevão Paes e Gomes Paes; e este Gomes Paes foi casado com Maria Rodrigues, filha de Rodrigo Rodrigues de Caldellas e do Monte-negro, e fege nella Martim Gervaz c) e Gonçalo Gomes e Sancha Gomes; e morreolhe esta molher e casou com Mecia Dade em Santarem, ef) João Gomes e Maria Gomes que foi abbadessa de Almoster e Aldonça Gomes que foi hi freira...... com Gil Vasques Pechoto: e Martim Gomes, irmão deste João Gomes, casou com Sancha Garcia de Seurca, e fege nella Diogo Gomes de Seurca e Ayres Gomes e a molher de Nuno Gonçalves de Aureas: e Ayres Gomes casou com filha de Martim Redondo da Beira. E Sancha Gomes casou com Martim Anes d'Azevedo. E João Gomes filho de Mecia Dade casou com filha de Martim Redondo da Beira, e fege nella filhos, e morreolhe esta molher e casou com Leanor Affonso, filha de Affonso clerigo de Evora. Ora tornemos a como foi casado D. Martim Gomes da Silva o velho: este Martim Gomes foi casado com huma dona, e fege nella Aldonça Martins da Silva e D. Estevainha Martins: esta D. Aldonça Martins da Silva foi barregan

1 Giraldes C. a) No texto está Egas por Godinbo e Sancha por Gontinha. Peio que segue, pelo patronímico e comparando com o principio da linhagem 8« D. Ouroana Mendes se conhece o erro. b) Parece que deve ser ou Affonso Fernandes ou Lopo Fernandes. c) Passagem evidentemente corrupta. d) fio texto de Sousa natural de Ganca. Este erro está mostrando como se viciaram successivamente as copias do manuscripto primitivo. N'uma delias escreveu alguem á margem natural (filha) interpetrando a expressão de gança. O copista subsequente metteu no texto a nota marginal e converteu gança em Ganca, suppondo que era nome de togar, e ficando assim natural de Ganca. e) Parece que deve ser Gomes. f) Falta fez nella.