Página:Revista Kósmos - ano 1907 - edição 02.pdf/25

Wikisource, a biblioteca livre
KOSMOS
POR DARWIN
CAPITULO I
INTRODUCÇÃO

Encetamos, n'este numero de Kosmos, a traducção, para a nossa língua, do valiosissimo livro de Fritz Müller, intitulado — "Factos e argumentos à favor de Darwin" ou, mais succintamente — "Por Darwin".

E traduzimol-o da edição ingleza de W. S. Dallas, Assistente Secretario da Sociedade Geologica de Londres — 1869, porque esta foi acompanhada de annotações ulteriores, de Fritz Müller, á edição allemã de 1863: annotações que vieram corrigir erros de impressão e trazer melhores luzes sobre certos pontos, ahi menos explicitos.

Fritz Müller foi naturalista do Museu Nacional: e o seu nome tornou-se celebre depois de "Für Darwin" que, foi escripto em Desterro—Santa Catharina—, onde residia aquelle Philosopho.

O seu objecto "éra simplesmente indicar alguns factos favoraveis á theoria genealogica, elligidos ao mesmo solo Sul Americano, sobre o qual, pela primeira vez, ocorrera á Darwin a ideia de volver a sua attenção para a "origem das especies, este — mysterio dos mysterios" — como nos diz o proprio Darwin".

"Fur Darwin" é, portanto, um livro escripto no Brasil e para o Brasil... e estamos quasi affirmando que ele não conhecido dos Brasileiros...

Estaremos errados! Não o crêmos, em todo o caso é esta a sua primeira edição brasileira, com que "Kosmos" brinda aos seus leitores, acreditando prestar um bom serviço á santa causa da instrução publica.

Rio 26.2.07

CRYPTUS.

Quando eu li o livro de Carlos Darwin «Sobre a Origem das Especies», me pareceu que havia um meio, e talvel o mais seguro, de verificar a justeza das vistas n'elle desenvolvidas, o qual era applical-as, tão especialmente quanto possivel, á algum grupo particular de animaes. Uma tal tentativa de estabelecer uma arvore genealogica, tanto para as familias de uma classe, para os generos de uma vasta familia, como para as especies de um extenso genero e, de figurar, tão completa e claramente quanto possivel, os antepassados communs dos varios ciclos menores maiores, poderia conduzir á tres resultados diversos:

I. Em primeiro logar, as supposições de Darwin, assim applicadas, poderiam conduzir á conclusões irreconciliaveis e contradictorias, das quaes, poder-se-hia inferir as falsidades das supposições.

Se as opiniões de Darwin fossem falsas, era de esperar que as contradicções seguissem á sua applicação detalhada, á cada passo; e que estas, por sua força cumulativa, destruissem por completo as supposições de que procediam, mesmo quando as deducções derivadas de cada caso particular, pudessem possuir alguma coisa da natureza incondicional da prova mathematica.

II. Em segundo, a tentativa podia ser de successo em maior ou menor extensão. Se fosse possivel, sobre as bases e com o auxilio da theoria Darwinista, mostrar de que modo os varios ciclos menores, e maiores se separaram da forma fundamental commum e uns dos outros, de que modo elles haviam adquirido as peculiaridades que os caracterisam actualmente e que transformações elles soffreram, no lapso dos tempos;—se fosse possivel o estabelecimento de tal arvore geneologica, de uma historia primitiva do grupo considerado, livre de contradicções internas — então, esta concepção, por mais completamente que encarnasse todas as especies em si propria e por mais profundamente que nos habilitasse a descer aos detalhes de estructura d'estas, deveria, na mesma proporção, trazer em si propria o attestado da sua verdade e a prova, a mais convincente, de que a base, sobre que fora edificada, não éra a areia movediça e, portanto, mais alguma cousa do que um méro «sonho intellectual».

III. Em terceiro logar, comtudo, seria possivel (o que não deixaria de parecer, prima-facie, o caso mais provavel) que a tentativa fosse frustrada pelas difficuldades encontradas em seu curso, sem resolver a questão em toda a linha, de um modo perfeitamente satisfactorio. Porém, ainda que só fosse possivel, assim, chegar á um julgamento independente, moderadamente certo, para si proprio, sobre materia affectando, tão profundamente, ás mais altas questões, mesmo isto só não poderia deixar de ser considerado uma grande acquisição.

Tendo me resolvido pela empreza, eu devia primeiramente me decidir por alguma classe particular. A escolha limitava-se, por certo, áquellas cujas formas principaes pudessem ser facilmente obtidas vivas, em alguma abundancia. Os carangueijos e os Crustaceos Macruros, os Stomatopodes, os Diastylideos, os Amphipodes e Isopodes, os Ostracodes e Daphnideos, os Copepodes e Parasitas, os Cirripedes e Rhisocephalos das nossas costas, representando a classe dos Crustaceos, com a unica defficiencia dos Phyllopodes e Xyphosuros, forneciam uma serie extensa e variada, ao mesmo tempo que intimamente ligada, tal como eu não poderia obter em nehuma outra classe. Porém, mesmo independentemente d'esta circumstancia, a selecção dos Crustaceos, difficilmente poderia ter sido duvidosa. Em nenhuma outra parte, como já foi indicado por varios auctores, ha mais forte tentação de dar ás expressões «parentesco, producção proveniente de uma forma fundamental commum», e mesmo, mais do que uma significação figurativa, do que no caso dos Crustaceos inferiores.

Entre os Crustaceos parasitas, especialmente, todo o mundo está, de ha muito,