Página:Sangue limpo (1863).djvu/14

Wikisource, a biblioteca livre
– 2 –

que outro pensamento desça, como Moysés do monte, e faça em pedaços o idolo.


MILITAR.


Que importa o futuro ? Ninguem conta com elle. Antes que passe a monção, terá Sua Alteza chegado a seus fins ambiciosos.


Dom JOSÉ.


Culpa têem os que o impelliram em tal caminho. Não lhe sabiam da indole ? Dom Pedro de Alcantara não sabe receber ordens de quem quer que seja.


MILITAR.


Como vos enganais ! A desobediencia do principe nunca teve por motivo o pundonôr offendido. Há muito que elle vive sonhando com uma corôa ame- ricana, de ouro, cravada de diamantes.


Dom JOSÉ.


O que prova isso ? Que só elle sabe differençar o falso do verdadeiro, e considera o futuro com olhos perscrutadores.–E entretanto pareceia que a Providencia se propunha a renovar os destinos da velha Lusitania ! Amigo, a mudança da côrte para o Novo Mundo era talvez a realização do unico meio de salvar Portugal. Quando a bandeira de Ourique esvoaçasse n'este immenso paiz, por onde se derramaria a superabundancia de nossa popu- lação, cujos productos encheriam nossos cofres, cujas florestas forneceriam o material para nossos esta- leiros ; quando chamássemos a este grande mer- cado as noções industriosas do mundo, estaria sacudido