Página:Segunda carta apologetica em favor e defensa das mulheres (1761).pdf/4

Wikisource, a biblioteca livre
(4)

Romanos a Camillo, a Rutilio; e a Metello. E naõ tendo Cataõ Uticenſe nenhuma cobiça, nem Hercules nenhuma cobardia; diz Plutarco, que a Cataõ notaraõ de cobiçozo, e a Hercules de cobarde. Póde haver mayor deſatino! Aſſentemos nós, que os máos naõ podendo ſoffrer os bons, e o que he bom, eſtudaõ cavilozamente os meyos de os arruinar.

Naõ he a formozura damnoſa,porque o ſeja; mas porque os homens diſſeraõ, e quizeraõ que foſſe má. E bastará iſto (Amado Irmaõ) para que ſe aſſente, e affirme que he má? Ora vá ouvindo V. C. e notando: Perguntado hum ſabio, que couſa era a formoſura; diſſe: He hum reſplandor do ſummo bem, que reluz naquellas couſas, que ſe vem, e alcanças com o ſentido, e cam o entendimento, pelos quaes as quer converter a ſi: Ora ja naõ he taõ fea, como V. C. a pinta. Supponho que V. C. como Catholico ſabe muito bem, que ha dous generos de formozura, huma corporal, outra eſpiritual; huma corporea, outro incorporea: Da Eſpiritual naõ trata V. C., e por iſſo naõ me emprego em reſponder-lhe; da corporal he toda a contenda.

Houve hum Religioſo Capuchinho por nome Fr. Fortunato de Quiaromonte, era eſte de taõ rara gentileza, que reflectindo nelle hum herege Luterano, ſem outra mais razaõ ſe reduzio, e converteo ao gremio da Religiaõ Catholica; einquirido pela cauſa, que o motivara a eſta taõ repentina, se voluntaria mudança, reſpondeo: Convenceo-me eſte argumento: Neſ-

-te