Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/41

Wikisource, a biblioteca livre
Industria Mineira.

Fabricão-se na Diamantina, Sêrro, Itabira do Matto Dentro, Sabará e S. João D'El-Rey, diversos artefactos de ouro e de prata, que rivalisão com os melhores vindos do Estrangeiro, como sejão: anneis, brincos, collares, broxes, bocetas, pulseiras, cordões, etc. tudo obra prima em seu genero.

Ha em diversos municipios da provincia como sejão Itabira de Matto Dentro, Santa Barbara, Ouro Preto e Piumhy, diversas fabricas, onde se faz ferro tão bom como o melhor da Suecia. Em tempos que os Mineiros se compenetrem do verdadeiro sentimento de bairrismo, hão de dar a devida importancia ao que tem em caza, desprezando o que vem do Estrangeiro.

Há na provincia diversas fabricas de panno de algodão, como sejão a do Cedro no Taboleiro Grande municipio do Curvello, pertencente á Mascarenhas & Irmão: a Industria Machadense em Santo Antonio do Machado, municipio de Alfenas, a qual produz diariamente mil metros de panno: ha mais a da Canna do Reino, a Beriberi e a do Brumado de Pitanguy. Alem destas fabricas, em quasi todos os municipios da provincia e principalmente nos de Queluz, Barbacena, Bomfim, São João, São José d'El-Rey, Lavras, Oliveira, Pitangui, Bomsucesso, Tamanduá, Campo Bello, Formiga, Piumhy, Araxá, Patrocinio, Bagagem, Uberaba, Paracatú, Passos e outros mais, além do panno de algodão fabricão-se tambem excellentes artefactos de algodão e lã, excellentes cobertores e colchas, assim como toalhas de trabalho aprimorado e bom gosto; os tecidos de algodão que servem para roupa de homem, são tão finos e delicados, que assemelhão-se ás mais lindas e finissimas cazemiras estrangeiras.

Na freguezia de Prados, municipio de S. José d'El-Rey, existem muitas fabricas, onde se fazem com todo o primor e