Saltar para o conteúdo

Página:Tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-a-urna-eletronica-brasileira.pdf/101

Wikisource, a biblioteca livre

equipamento desenvolvido deveria servir para, no mínimo, cinco eleições. Com uma eleição a cada 2 anos, isso significava uma vida útil de 10 anos para um equipamento de informática.

Além de projetar um equipamento inédito, ele deveria perdurar pelo dobro de tempo dos equipamentos de informática da época.

Catsumi se recorda bem desse desafio: “todo o software a ser desenvolvido e o sistema de segurança devem acompanhar esse tempo de vida. Com isso, fizemos consulta aos grandes fornecedores de componentes eletrônicos e de software, chegamos a consultar a matriz da IBM, a Intel e vários outros fabricantes, inclusive de tela LCD. Pedimos que compartilhassem as novidades que eles teriam, dentro do desenvolvimento tecnológico, para que pudéssemos escolher a tecnologia que poderia nos atender, garantindo um ciclo de vida de 10 anos para a urna.”

Com a exigência de uma vida útil tão grande, para os parâmetros da informática, algumas decisões técnicas ficavam a nível conceitual. Outras decisões, como a melhor maneira de implementar a tecnologia, foram deixadas “em aberto”, para que o licitante pudesse propor.

Finalmente, em 13 de dezembro de 1995, 10 meses antes das

100