Saltar para o conteúdo

Página:Tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-a-urna-eletronica-brasileira.pdf/137

Wikisource, a biblioteca livre
Urnas eletrônicas brasileiras: modelos desenvolvidos
Modelo Fabricante Quantidade Sistema Operacional Informações
UE1996 Unisys 70 mil unidades Microbase VirtuOS Direcionadas para municípios acima de 200 mil eleitores.

Possuía uma impressora destinada ao registro do voto, que era depositado diretamente em uma urna de plástico acoplada à máquina.

Na tela, apareciam apenas as fotos dos candidatos aos cargos majoritários.

O resultado da eleição era gravado em disquete.

Doadas 20 mil ao Paraguai em 2006 e o restante descartado em 2008. As urnas doadas ao Paraguai também foram descartadas.

UE1998 Diebold-Procomp 84 mil unidades Microbase VirtuOS Direcionadas para municipios acima de 40 mil eleitores.

Teve a capacidade de processamento e memória ampliadas em relação ao modelo anterior, o que permitiu o registro da fotografia de todos os candidatos.

O resultado da eleição era gravado em disquete

Descartadas em 2009.

UE2000 Diebold-Procomp 191 mil unidades Microbase VirtuOS Primeira uma eletrônica direcionada para todos os municípios brasileiros.

Trouxe como novidade a criação de uma saída de áudio para fone de ouvido, direcionada aos eleitores com deficiência visual.

O resultado da eleição era gravado em disquete. Descartadas após a eleição de 2010.

UE2002 Unisys 50 mil unidades Microsoft Windows CE Para as eleições de 2002, a vota impresso havia sido novamente instituído (Lei n° 10.408/2002),

A diferença dessa urna em relação ao modelo de 1996 foi a previsão de o eleitor poder conferir visualmente o voto impresso, sem contato manual.

O resultado da eleição era gravado em um disquete.

Descartadas após a eleição de 2010.

UE2004 Diebold-Procomp 75 mil unidades Microbase VirtuOS O mecanismo de impressão de voto da UE foi substituído pelo Registro Digital do Voto (RDV), que consiste em uma tabela contendo o registro de cada voto de cada eleitor, porém com a ordem dos votos totalmente embaralhada.

O resultado da eleição era gravado em um disquete, até Eleição de 2010.

A partir da Eleição de 2012 o drive de disquete foi substituído por um outro tipo de mídia, similar a um pen drive USB, denominada Mídia de Resultado (MR), na qual o resultado passou a ser gravado. Tem capacidade de armazenamento de 512MB.

Descartadas em 2019

136