Saltar para o conteúdo

Página:Tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-a-urna-eletronica-brasileira.pdf/152

Wikisource, a biblioteca livre

As primeiras eleições
com urna eletrônica

”A grande revolução que foi o voto eletrônico”, como classifica o Ministro Sepúlveda Pertence, virou realidade a partir de 1995. O Ministro Carlos Velloso explicou no programa Memórias da Democracia que seu principal objetivo era eliminar a fraude no processo eleitoral. “Pertence e eu assumimos um compromisso: afastar a mão humana da apuração”, diz. E a solução foi criar o sistema de voto eletrônico: “uma urna eletrônica, um pequeno computador que pudesse processar eletronicamente os votos, com rapidez, com a maior segurança, propiciando, então, uma apuração rápida.”

Em 1996, foram realizadas as primeiras eleições com utilização das urnas eletrônicas. A Lei 9.100, de 29 de setembro de 1995, estabeleceu as normas para a realização das eleições municipais, realizadas em 3 de outubro de 1996.

Foram mais de 32 milhões de brasileiros, um terço do eleitorado da época, votando por meio das mais de 70 mil urnas eletrônicas, produzidas para aquelas eleições. Participaram 57 cidades com mais de 200 mil eleitores, entre elas, 26 capitais. O Distrito Federal não participou por não eleger prefeito. “As urnas foram

151