Saltar para o conteúdo

Página:Tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-a-urna-eletronica-brasileira.pdf/174

Wikisource, a biblioteca livre

partidos políticos, que devem entregar esse material presencialmente, ou via internet, num aplicativo da Justiça Eleitoral.

Sobre esse tema, o Ministro Velloso é enfático: “em 25 anos de uso das urnas eletrônicas não há indícios de fraudes”.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, foi presidente do TSE em duas ocasiões: de 2006 a 2008 e de 2016 a 2018. Mendes participou ativamente de duas eleições presidenciais: a de 2006, conduzida por ele, e a de 2018, como protagonista nas medidas preparatórias.

Ele afirma que nunca tiveram nenhuma notícia de fraude ou manipulação de resultados referente ao uso das urnas eletrônicas. ”Há um ritual, seguido pelos técnicos e chancelado pelo TSE, para garantir a segurança completa do processo. E o sistema utilizado nas urnas foi aperfeiçoado ao longo de vários anos. E não podemos nos esquecer que chegamos ao modelo da urna eletrônica em razão das fraudes ocorridas no sistema de voto em papel. O voto eletrônico foi uma construção bastante exitosa. Todos nós [Ministros do STF] temos a maior confiança nesse sistema. Os políticos profissionais, que disputam eleições e têm informações sobre o processo, certamente sabem que não há