Página:Viagens na minha terra, v2 (1846).pdf/255

Wikisource, a biblioteca livre
Capitulo XXXIX — Processo de scepticismo em que está o auctor. — Moralistas de requiem. — O maior sonho d’esta vida, a logica. — Differença do poeta ao philosopho. — O coração de Horacio. — O collegio de Santarem. — Jesuitas e templarios. — O alliado natural dos reis: — 'Ficar na gazeta' phrase muito mais exacta hoje do que ’Ficar no tinteiro’. — San’Frei Gil e o Doutor Fausto. — De como o A. foi ao tumulo do sancto bruxo e o achou vazio. — Quem o roubaria? 
 131
Capitulo XL — As Claras. — Aventura nocturna. — Se as freiras mettem medo aos liberaes? O Psalmo. — Tres frades. — Práctica do franciscano. — O corpo de San’ Fr. Gil. — Que se hade fazer das freiras? — Mal do govêrno que deixar comer mais aos barões. 
 141
Capitulo XLI — O roubador do corpo do sancto descuberto pela arguta prespicacia do leitor benevolo. — Grande lacuna na nossa historia. — Porque se não preenche? — Página preta na historia de Tristam Shandy. — Novellas e romances, livros insignificantes. — O adro de San’Francisco e as suas acacias. — Que será feito de Joanninha? — O peito da mulher do norte. — Vamos embora: ja me infada Santarem e as suas ruinas. — A corneta do soldado e a trombeta do juizo final. — Eheu, Portugal, eheu! 
 151