Fabiano estava contente e esfregava as mãos. Como o frio era grande, approximou-as das labaredas. Relatava um fusuê terrivel, esquecia as pancadas e a prisão, sentia-se capaz de actos importantes.
O rio subia a ladeira, estava perto dos joazeiros. Não havia noticia de que os houvesse attingido — e Fabiano, seguro, baseado nas informações dos mais velhos, narrava uma briga de que sahira vencedor. A briga era sonho, mas Fabiano acreditava nella.
As vaccas vinham abrigar-se junto á parede da casa, pegada ao curral, a chuva fustigava-as, os chocalhos batiam. Iriam engordar com o pasto novo, dar crias. O pasto cresceria no campo, as arvores se enfeitariam, o gado se multiplicaria. Engordariam todos, elle Fabiano, a mulher, os dois filhos e a cachorra Baleia. Talvez sinha Victoria adquirisse uma cama de lastro de couro. Realmente o girau de varas onde se espichavam era incommodo.
Fabiano gesticulava. Sinha Victoria agitava o abano para sustentar as labaredas no angico molhado. Os meninos, sentindo frio numa banda e calor na outra, não podiam dormir e es-