Páginas Recolhidas/Prefácio

Wikisource, a biblioteca livre

Quelque diversité d’herbes qu’il y est,
tout s’enveloppe sous le nom de salade.
Montaigne, Essais, liv. I, cap. XLVI.

Montaigne explica pelo seu modo delle a variedade d’este livro. Não ha que repetir a mesma ideia, nem qualquer outro lhe daria a graça da expressão que vae por epigraphe. O que importa unicamente é dizer a origem destas paginas.

Umas são contos e novellas, figuras que vi ou imaginei, ou simples ideias que me deu na cabeça reduzir a linguagem. Sairam primeiro nas folhas volantes do jornalismo, em data diversa, e foram escolhidas d’entre muitas, por achar' que ainda agora possam interessar. Também vae aqui Tu só, tu, puro amor... comedia escripta para as festas centenarias de Camões, e representada por essa occasião. Tiraram-se delia cem exemplares numerados que se distribuíram por algumas estantes e bibliothecas.

Uma analyse da correspondencia de Renan com sua irmã Henriqueta, e um debuxo do nosso antigo senado foram dados na Revista Brazileira, tão brilhantemente dirigida pelo meu illustre e prezado amigo José Verissimo. Sae tambem um pequeno discurso, lido quando se lançou a primeira pedra da estatua de Alencar. Emfim, alguns retalhos de cinco annos de chronica na Gazeta de Noticias que me pareceram não destoar do livro, seja porque o objecto não passasse inteiramente, seja porque o aspecto que lhe achei ainda agora me fale ao espirito. Tudo é pretexto para recolher folhas amigas.

Machado de Assis.