Predefinição:Documentação

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Documentação da predefinição[ver] [editar] [histórico] [purgar]

Esta predefinição mostra uma caixa de "documentação da predefinição" tal como a que está a ver neste momento, cujo conteúdo é importado de outra página.

Utilização[editar]

<noinclude>{{Documentação}}</noinclude>
  1. Adicione <noinclude>{{Documentação}}</noinclude> logo abaixo do código da predefinição que você quer documentar e salve a modificação.
  2. Na caixa de documentação que surge na página da predefinição, clique em criar. Será criada uma página de documentação a partir de um modelo, com nome equivalente a Predefinição:nome da predefinição/doc. Introduza o texto da documentação nesta página.
  3. As categorias e interwikis das predefinições devem ser adicionadas na página da documentação respectiva e não na página da predefinição. As categorias e interwikis devem ser colocadas dentro das tags <includeonly> </includeonly>.

Outras opções de uso[editar]

Qualquer página /doc[editar]

<noinclude>{{Documentação|Predefinição:Qualquer página/doc}}</noinclude>

Contéudo na mesma linha[editar]

<noinclude>{{Documentação|conteúdo=Esta é uma documentação}}</noinclude>

Contéudo na mesma linha com links [ver] e [editar][editar]

<noinclude>{{Documentação
|1= Predefinição:Qualquer página/doc
|conteúdo= {{Predefinição:Qualquer página/doc|parâmetros}}
}}</noinclude>

Boas práticas[editar]

  • Uma destas opções de código deve ser adicionada logo após o texto da predefinição, sem nenhum espaço antes da tag "<noinclude>" (o que causaria um espaço extra nas páginas onde a predefinição é usada). Parâmetros adicionais podem ser usados como mostrado acima para transcluir uma página de documentação arbitrária.
  • Se a página de documentação inclui tags "<includeonly>" ou "<noinclude>" como parte da documentação, substitua o "<" por "&lt;" ou coloque-as entre <nowiki></nowiki>.

Personalizando[editar]

Em casos especiais é possível personalizar a apresentação:

  • {{documentação|heading= ...}} − altera o texto do título da documentação. Se for definida como vazia, o título inteiro, incluindo o link [editar], também desaparecerão.

Aviso de documentação deficiente[editar]

É colocado o aviso {{falta doc}} automaticamente pela predefinição se a documentação não tiver sido criada ou se o tamanho de seu código for inferior a 450 B. Caso seja equivocado, pode ser removido adicionando-se o parâmetro |deficiente=não (por exemplo, {{documentação|deficiente=não}}).

Funções[editar]

A utilização da {{Documentação}} nas predefinições possibilita que elas sejam protegidas quando necessário, não impedindo que qualquer um edite a documentação, categorias e interwikis, uma vez que ficam em um página à parte.

Caso a página de documentação não exista, clicando-se no link [criar] é gerado um modelo pré-carregado com o formato básico para uma página de documentação, facilitando o processo.

Ver também[editar]