Predefinição:NOP/doc

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta predefinição força um espaço de parágrafo padrão na transclusão de páginas do espaço nominal "Página:" quando visualizadas no espaço nominal principal.

Uso[editar]

Deve-se usá-lo ao final do texto no espaço nominal PÁGINA: quando o último parágrafo termina na página em questão.

Nota: No final do parágrafo terminal, acrescente uma nova linha, pois a predefinição precisa iniciar uma nova linha para ter plena funcionalidade.

... parágrafo terminando uma página.
{{nop}}

Não possui parâmetros opcionais.

A predefinição pode ser útil em outras situações, por exemplo quando uma tabela se estende por múltiplas páginas, pode ser usado no topo das continuações da tabela no corpo de uma página, então a tabela é exibida corretamente na página e em qualquer transclusão:

{{nop}}
|- <!-- início da continuação de uma tabela no topo do corpo de uma página -->
...

Técnico[editar]

O software Mediawiki suprime linhas em branco terminais, ou seja, quando ocorrem no final de uma página. Quando páginas são transcluidas de um espaço nominal para outro, isto pode significar a perda da marcação de um novo parágrafo em vez de sua necessária preservação. Esta predefinição quando usada apropriadamente permitirá uma clara designação do fim do parágrafo, e por isso o claro início do seguinte.

A predefinição por si mesma não tem efeito no texto sujacente, de qualquer modo, a colocação estratégica desta predefinição previne linhas em branco de serem suprimidas, efetivamente preservando a parcação do fim do parágrafo.

Predefinições similares[editar]

Anteriormente, a predefinição {{linha em branco}} era usada no começo de página, e esta metodologia foi determinada como sendo útil e menos complexa. Consequentemente aquela predefinição ficou obsoleta.

Leitura complementar[editar]

"Isto é um NOP".