Predefinição:PT/doc

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A predefinição retorna tudo aquilo que for passado como primeiro parâmetro no espaço nominal "Página" e qualquer coisa que estiver no segundo parâmetro quando a página for transcluída no espaço nominal principal.

O nome da predefinição vem de Página e Texto.

Seu comportamento é bastante parecido com o da Predefinição:Começo de palavra hifenizada, com duas diferenças principais:

  1. Ela não adiciona o caractere - no espaço nominal Página;
  2. Ela aceita parâmetros vazios, então ela pode ser usada também para mostrar alguma coisa em um espaço nominal e nada no outro (simililar às marcações <noinclude> e <includeonly>).

Quando usado como alternativa à Predefinição:Começo de palavra hifenizada, não e preciso adicionar algo como a Predefinição:Término de palavra hifenizada na página seguinte; basta colocar a segunda parte da palavra que foi dividida entre marcações <noinclude>.

Exemplos[editar]

  1. Para simular a Predefinição:Começo de palavra hifenizada: {{PT|trasei-|traseiros, }} (na Página:Bem cavalgar.djvu/31);
  2. Para lidar com typos do texto fonte, mostrando-o como ele é no espaço nominal Página, e mostrando-o corrigido ao fazer a transclusão;
  3. Para aplicar formatação diferente entre os espaços nominais Página e principal.
  4. Para inserir ligações diferentes conforme o espaço nominal.
  5. ...e muitas outras.