Página:40 anos no interior do Brasil.pdf/111

Wikisource, a biblioteca livre

Robert Helling | 111

“Dança das Bruxas” no Blocksberg.[1] De repente o americano disse: “Goddam, mas que sociedade engraçada é essa aqui! Todos gritam e ninguém atira. Com a gente antes se atiraria e depois se gritaria”. E realmente: todos pareciam querer resolver tudo aos gritos. Mas finalmente os trabalhadores se convenceram de que eles não poderiam fazer nada contra as espingardas, de modo que agora o Dr. Salana pôde tomar a palavra. E como tomou! Foi uma discussão trovejante; não contra os trabalhadores, mas sim contra a companhia que se atrevia a intervir em seus sagrados direitos e que somente esperava pagar os trabalhadores e então despedi-los, já que ele sempre se preocupava com eles como um pai fiel. O dinheiro já estaria aqui; os trabalhadores receberiam tudo se eles se mantivessem fiéis a ele. Ou eles pensavam que o dinheiro seria devolvido? Ele deteve-se e os observou questionador. Por um segundo tudo ficou calmo, mas então arrebentou e todos os olhos reluziram compreensivos.

“Naturalmente o dinheiro está aqui; e morre quem quiser devolver!”

“Sem violência, pessoal!” advertiu então Salana. “Tudo como manda a lei”.

“Sim, isso é tudo que nós queremos, tudo como manda a lei!” - e então desataram numa gargalhada barulhenta. Os americanos, que não tinham entendido tudo em português, me pediram para traduzir para o inglês, o que eu fiz imediatamente e com secreta alegria.

“Sim, mas o que tudo isso quer dizer?” perguntou um incerto.

“Quer dizer”, devolvi, “que agora os trabalhadores estão de acordo com Salana em nos torcer o pescoço se nós nos atrevermos a levar o dinheiro de volta!” E com isso o deixei lá parado, meti a mão no bolso para sentir se tínhamos cortiças suficientes para jogar xadrez e voltei passeando para o nosso campamento. Lá chegando, eu disse em belas palavras para o tesoureiro que ele era um burro, caminhei até o americano que era dono do apartamento e perguntei a ele se teria muita roupa suja. Ele me

 

  1. Ritual germânico pagão conhecido como noite de Walpurgis em que as bruxas voam para o topo de uma montanha e dançam em torno de uma fogueira. Celebrado na noite de 30 de abril para 1º de maio. Aqui o autor se refere à balbúrdia que as bruxas supostamente fazem. (NdT)