Página:A Estrella do Sul.pdf/136

Wikisource, a biblioteca livre
130
VIAGENS MARAVILHOSAS

Entretanto, sem gastar tempo em honrar o jantar preparado por Matakit, sentou-se á mesa de trabalho e começou a redigir o relatorio que tencionava dirigir pelo primeiro correio ao secretario perpetuo da Academia das Sciencias. Era uma descripção minuciosa e completa da sua experiencia, seguida de uma relação muito engenhosa da reacção que tinha dado origem àquelle magnifico crystal de carbonio.

«O caracter mais notavel d'este producto — dizia elle entre outras cousas, — é a sua completa identidade com o diamante natural e sobretudo a presença de uma ganga exterior. »

Effectivamente Cypriano não hesitou em attribuir este effeito tão curioso á lembrança que tivera de forrar o recipiente com uma camada de terra escolhida com cuidado no Vandergaart-Kopje. A causa por que uma parte d'aquella terra se tinha separado da parede para formar em volta do crystal uma verdadeira casca, não era de facil explicação e este ponto seria sem duvida elucidado por experiencias ulteriores. Talvez se podesse suppor que havia ali um phenomeno inteiramente novo de affinidade chimica, que o auctor se propunha estudar com toda a altenção. Não tinha elle a pretensão de dar logo da primeira vez a theoria completa e decisiva da sua descoberta. O que queria antes de mais nada era communical-a sem demora ao mundo sabio, fazer com que aquella data se attribuisse, como de justiça, á França, e finalmente chamar a discussão e a luz para os factos ainda não explicados e obscuros por si mesmos.

Tendo principiado esta memoria, pondo assim em dia as suas contas scientificas, á espera de a poder completar com novas descobertas antes de a dirigir a quem competia, o joven engenheiro ceiou alguma cousa e foi deitar-se.

Na manhã seguinte Cypriano saía da sua habitação e passeava, sempre pensando e scismando, pelos diversos terrenos da