Página:A Estrella do Sul.pdf/217

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

211


a frente com o seu rival, mas decidido mais que nunca a livrar-se de um pretendente que elle queria pôr de parte no que dizia respeito tanto ao negocio do diamante como ao do casamento. E realmente para elle estas duas cousas eram apenas negocios.

Emquanto a Cypriano, -- a quem Li contára tudo quanto tinha ouvido a respeito da subtracção dos cartuchos, — precisava agora de vigiar dia e noite o seu companheiro de viagem. Verdade é que o china tencionava tomar por sua conta parte da tarefa.

Cypriano e Annibal Pantalacci passaram parte da noite a fumar junto do lume, silenciosamente, e depois retiraram-se para debaixo da coberta do carrão sem sequer se darem as boas noites. Pertencia a Li vigiar junto da fogueira accesa para afugentar os animaes ferozes.

No dia seguinte, ao romper da manhã, ainda o joven cafre não tinha voltado ao acampamento.

Cypriano ainda queria esperar mais vinte e quatro horas para dar ao creado mais uma probabilidade de voltar, mas o napolitano insistiu para que partissem immediatamente.

— A gente póde muito bem passar sem Bardik, dizia elle, e demorarmo-nos mais é arriscarmo-nos a nunca mais alcançar Matakit!

Cypriano cedeu, e o china foi tratar de recolher os bois para a partida.

Nova desgraça e das mais serias. Tambem não appareciam os bois! Na vespera á noite ainda elles estavam deitados sobre as grandes hervas em roda do acampamento!... E agora não se descobria nem um sequer !

Foi então que se avaliou bem quanto a expedição tinha perdido com a ausencia de Bardik! Se aquelle intelligente servidor estivesse presente no seu posto, elle, que conhecia bem os ha-