Página:A Estrella do Sul.pdf/252

Wikisource, a biblioteca livre
216
VIAGENS MARAVILHOSAS

tigre dos meus sonhos! Effectivamente o patife não deixou de vir ao convite, attrahido pelo cheiro de carne fresca; mas quiz a desgraça que duzentos ou trezentos chacaes, hyenas e gatos-tigres tivessem a mesma idéa que elle ! D'ahi um concerto dos mais discordantes que devia chegar até aos teus ouvidos!

— Parece-me bem que ouvi! respondeu Cypriano. E até cuidei que era dado em minha honra !

— Enganaste-te, meu caro amigo! exclamou Pharamundo Barthés. Era em honra do arcabouço de um bufalo, no fundo d'aquelle valle que tu vês acolá à direita! Quando veiu o dia, apenas restavam os ossos do enorme ruminante! Hei de mostrar-te aquillo. É um bonito trabalho de anatomia !... Verás tambem o tigre, o mais formoso animal que eu tenho matado desde que vim caçar para a Africa! Já o esfolei, e a pelle está a seccar n'uma arvore.

— Mas para que era aquelle exquisito disfarce que tu trazias esta manhã? perguntou Cypriano.

— É um trajo de abestruz. Como já te disse, os cafres empregam muitas vezes este ardil para poderem approximar-se d'estes pernaltos, que são muitos desconfiados, custando a atirar-lhes de outra forma! Dirás tu que eu tenho a minha excellente carabina! É verdade, mas então que queres? Metteu-se-me em cabeça caçal-os á moda dos cafres, e foi isso que me proporcionou a vantagem de te encontrar muito a proposito, não é verdade?

— Sim, Pharamundo, muito a proposito!... Parece-me bem que, se não fosses tu, já não estaria n'este mundo! respondeu Cypriano apertando cordialmente a mão do seu amigo.

Já estava fóra da cova, onde tinha tomado o suadouro, e achava-se suavemente deitado n'uma cama de palhas arranjada pelo companheiro ao pé do baobab.

O excellente moço não fez só isso. Quiz ainda ter o traba-