Página:A Estrella do Sul.pdf/301

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

295


pa n'uma casa que, pelo menos provisoriamente, não era sua.

Alice desviava-se chorando para não ver nada d'aquillo.

Então a profunda afflicção d'ella suggeriu ao joven engenheiro uma idéa luminosa.

— Senhor Watkins, disse elle de repente, o senhor o que quer é o seu documento, não é verdade?... Pois bem, é perfeitamente inutil para isso matar o Dadá! Basta abrir-lhe o estomago, d'onde o documento com certeza ainda não passou! Dá-me licença que eu faça a operação! Frequentei um curso de zoologia no Museum, e parece-me que me hei de sair bem d'essa tentativa cirurgica!

Ou porque a prespectiva d'aquella vivisecção lisonjeasse os instinctos de vingança do fazendeiro, ou porque a sua colera começasse a apasiguar-se, ou porque, mau grado seu, o senibilisasse a verdadeira afflicção da filha, o certo é que consentiu em acceitar aquelle meio termo; mas declarando — que de modo algum queria perder o documento; que, se elle não fosse encontrado no estomago, se procurasse n'outro sitio; que o queria por força !

A operação não era tão facil de fazer como se poderia imaginar á primeira vista observando a altitude resignada do Dadá.

Um abestruz, mesmo dos pequenos, tem o organismo dotado de uma força verdadeira terrivel. Era mais que certo que o paciente, apenas se sentisse picado pelo ferro do improvisado cirurgião, havia de revoltar-se, enfurecer-se, debater-se com desespero. Por isso Cypriano chamou Li e Bardik para ajudantes.

Resolveu-se antes de mais nada prender o abestruz. Para isso foram aproveitados as cordas de que Li tinha sempre grande sortimento no quarto. Depois por um systema complicado de