Página:A Estrella do Sul.pdf/313

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

307


primeira vista. No fim de contas esse erro de longitude podia perfeitamente ter-se dado, e, antes de se decidir qualquer cousa, talvez fosse melhor esperar informações mais completas!

— Esperar informações! exclamou mister Watkins dando um murro na mesa. Para que quero eu informações ?... Bem me importam a mim as informações! Estou em minha casa ou não estou?... Foi-me dada ou não a posse do Kopje por uma sentença definitiva, cuja validade até este velho crocodilo reconhece?... Se me vierem inquietar na pacifica posse da minha fazenda, faço o que já fiz da outra vez, dirijo-me aos tribunaes, e veremos quem vence!

— Os tribunaes já fizeram o que tinham a fazer, replicou Jacobus Vandergaart com a sua moderação inexoravel. Tudo se reduz agora a uma questão de facto: o vigesimo quinto grau de longitude passa ou não passa pela linha que lhe estava marcada nas plantas cadastraes? Ora está hoje officialmente reconhecido que havia erro n'este ponto, e a conclusão inevitavel é que o Kopje reverte para mim.

E ao dizer isto Jacobus Vandergaart mostrava o documento official, que tinha na mão, e que estava munido de todos os sellos e rubricas legaes.

A indisposição de John Watkins augmentava a olhos vistos.

Agitava-se na cadeira, tentava rir-se e difficilmente o conseguia.

N'aquelle momento, por acaso, pousou os olhos sobre a Estrella do Sul; parece que aquella vista lhe tornou a dar a ousadia que começava a abandonal-o.

— E quando isso assim fosse, exclamou elle, quando eu tivesse de renunciar, contra toda a justiça, a esta propriedade que me foi dada legalmente e que estou gozando em paz ha