Página:A Estrella do Sul.pdf/324

Wikisource, a biblioteca livre
318
VIAGENS MARAVILHOSAS

tar animal-o, nada pôde attenuar de modo algum aquelle terrivel golpe.

Debalde este excellente homem conversava com elle ácerca dos planos do futuro, fallando-lhe no Kopje como propriedade commum de ambos, pedindo-lhe parecer ácerca das decisões a tomar, e associando-o sempre aos seus projectos. O velho fazendeiro fora ferido no seu orgulho, na sua monomania de proprietario, no seu egoismo, em todos os seus habitos; sentia-se perdido.

Uma noite puxou para si Alice e Cypriano, poz as mãos d'elles uma sobre a outra, e sem pronunciar uma palavra deu o ultimo suspiro. Não tinha sobrevivido quinze dias à sua querida estrella.

E na verdade parecia que havia estreita connexão entre a fortuna d'aquelle homem e a sorte da estranha pedra. Pelo menos as coincidencias eram taes que explicavam até certo ponto, sem comtudo as justificar aos olhos da rasão, as idéas supersticiosas que corriam no Griqualand sobre aquelle assumpto.

Era claro que a Estrella do Sul tinha lançado mau olhado ao seu dono, pois que a entrada da incomparavel gemma na scena do mundo tinha assignalado o começo da decadencia da prosperidade do velho fazendeiro.

Mas o que os falladores do acampamento não viam era que a verdadeira origem d'aquella desgraça estava nos proprios erros de John Watkins, — erros em que havia fatalmente o germen dos dissabores e da ruina.

Muitos infortunios d'este mundo são por esta forma attribuidos á mysteriosa má sorte, quando, se se descer ao fundo das cousas, a sua base unica são os proprios actos dos que os soffrem! Ha desgraças immerecidas, é verdade; mas ha um numero muito maior de outras rigorosamente logicas, que se