Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v2.pdf/7

Wikisource, a biblioteca livre
V

um exemplar desse volume com o fim de ver si subscreveria com qualquer numero de exemplares, e assim ficaria a typographia indemninisada mais facil, segura e promptamente.

Este favor, que por si só seria bastante para ser a typographia satisfeita das despezas e para ir avante a publicação de um livro, que o Brazil, no estado de adeantamento em que se acha, era o unico paiz que ainda não possue - não obtive do honrado Sr. Ministro da Fazenda por haver deixado o poder, nem de seu digno successor que, entretanto, approvou muito a idéa e prometteu-me pôl-a em pratica.


Em hora aziaga sahiu o volume dos prélos.

Era no fim de outubro de 1883. Fechadas achavam-se as camaras e os estudantês andavam ás voltas com os exames, pois nesse periodo - todos sabem- elles não teem outra idéa mais, do que recuperarem o tempo esperdiçado nos primeiros mezes do anno. Dos grupos, portanto, onde poderia encontrar leitores, dous me faltaram.

Além disto, para cumulo de males, o Diario Official foi o unico periodico que annunciava á venda, e na ultima pagina, de sorte que, póde-se dizer, meu livro passou despercebido.

Muitos ha que ignoram sua existencia, pois nem ás bibliothecas publicas o enviou o governo ou quem suas vezes fazia.

Em resultado, quasi toda edição existe em ser.

Não podia, pois, emprehender a impressão do segundo volume eu, que tanto confiava quando levei á typographia os primeiros autographos. Só quem já passou por essas circumstancias poderá aquilatar as amarguras que libei.