Página:Iracema - lenda do Ceará.djvu/122

Wikisource, a biblioteca livre
- 102 -

Chamou então o guerreiro Jatobá e disse:-Filho, toma o tacape da nação pytiguara. Tupan não quer que Batuireté o leve mais á guerra, pois tirou a força de seu corpo, o movimento do seu braço e a luz de seus olhos. Mas Tupan foi bom para elle, pois lhe deu um filho como o guerreiro Jatobá.

Jatobá empunhou o tacape dos Pytiguaras. Batuireté tomou o bordão de sua velhice e caminhou. Foi atravessando os vastos sertões, até os campos viçosos onde correm as aguas que vem das bandas da noite. Quando o velho guerreiro arrastava o passo pelas margens, e a sombra de seus olhos não lhe deixava que visse mais os fructos nas arvores ou os passaros no ar, elle dizia em sua tristeza:-Ah! meus tempos passados!

A gente que o ouvia chorava a ruina do grande chefe; e desde então passando por aquelles lugares repetia suas palavras; donde veio chamar-se o rio e os campos, Quixeramobim.

Batuireté veio pelo caminho das garças até aquella serra que tu vês longe, e onde primeiro habitou. Lá no pincaro, o velho guerreiro fez seu