Página:Iracema - lenda do Ceará.djvu/180

Wikisource, a biblioteca livre
- 160 -

indigenas; e Pero Coelho ficou ao desamparo, obrigado a voltar a Parahyba por terra, com sua mulher e filhos pequenos.

Na primeira expedição foi do Rio-Grande do Norte um moço de nome Martim Soares Moreno, que se ligou de amizade com Jacaúna, chefe dos indios do littoral e seu irmão Poty. Em 1608 por ordem de D. Diogo Menezes voltou a dar princípio á regular colonisação daquella capitania: o que levou a effeito fundando o presidio de Nossa Senhora do Amparo em 1611.

Jacaúna, que habitava as margens do Acaracú, veio estabelecer-se com sua tribu nas proximidades do recente povoado, para o proteger contra os indios do interior e os francezes que infestavão a costa.

Poty recebeu no baptismo o nome de Antonio Phelipe Camarão, que illustrou na guerra hollandeza. Seus serviços forão remunerados com o foro de fidalgo, a comenda de Christo e o cargo de capitão-mór dos Indios.

Martim Soares Moreno, chegou a mestre de campo e foi um dos excellentes cabos portuguezes que libertarão o Brasil da invasão hollandeza. O Ceará deve honrar sua memoria como de um varão prestante e seu verdadeiro fundador, pois que o primeiro povoado á foz do rio Jaguaribe foi apenas uma tentativa frustrada.

Este é o argumento historico da lenda; em notas especiaes se indicarão alguns outros subsidios recebidos dos chronistas do tempo.