Rabiscando

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rabiscando
por Monteiro Lobato
Originalmente publicado no jornal "O Guarany" por Monteiro Lobato (usando o nome de "Josbem") em 1896. Esse texto apareceu na obra Vida e Obra de Monteiro Lobato, Vol.1, (Pag 37) Cia. ed. Nacional, SP, 1956 de Edgard Cavalheiro e na obra Lobato Letrador: Anexos (Vol. 4), (Pag 141), 2019, Tagore Editora e Tupy Publishing, de Zöler Zöler.


Como sofria de insônia, escrevi a um conhecido médico perguntando qual o melhor narcótico que ele conhecia, ao que me respondeu: "Caro Josbem: Há trinta anos que sou médico e sempre tenho empregado como narcótico o ópio, a codeína (derivado da morfina) e outros. Mas há poucos meses, lendo a Enciclopédia do Riso e da Galhofa, encontrei lá a seguinte anedota: "EMENDA PIOR QUE O SONETO - Um escritor escreveu no primeiro capítulo dum seu livro - outras coisas; na impressão, saiu "oltras coisas"; e o editor pôs na Errata "ostras coisas". Isto é o que se chama emenda pior que o soneto."

Ao acabar de ler essa "anedota", um irresistível sono apoderou-se de mim, e quando acordei vi que estava ali um narcótico mais poderoso que quantos conhecesse a medicina. Tenho-o empregado com admiráveis resultados em quem sofre de insônia, e é de fácil aplicação, porque basta ler duas ou três vezes. Vou mandar felicitar o Sr. Pafúncio Semicúpio Pechincha, autor de tão maravilhosa descoberta (assinado) Dr. Mebsoj".

Nunca empreguei esse narcótico como manda a fórmula desse médico, porque desde esse dia basta lembrar-me das anedotas do tal Pafúncio para que a insônia fuja espavorida. Josbem, 1896


Blank.png Esta obra está em domínio público em países onde os direitos autorais expiram 70 anos após o falecimento do autor.
Nuvola apps important.svg
Caso seja uma obra publicada pela primeira vez entre 1923 e 1977, certamente não estará em domínio público nos Estados Unidos da América

 

PD-icon.svg Todas as obras publicadas até 31 de dezembro de 1922, independentemente do país de origem, se encontram em domínio público.

A informação acima será válida apenas para usos nos Estados Unidos — o que inclui a disponibilização no Wikisource. (detalhes)

Utilize esta marcação apenas se não for possível apresentar outro raciocínio para a manutenção da obra. (mais...)