Resoluções da reunião convocada para comemorar o aniversário da comuna de Paris

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Resoluções da reunião convocada para comemorar o aniversário da comuna de Paris
por Karl Marx


A reunião convocada para comemorar o aniversário de 18 de março de 1871 adota as seguintes resoluções:


1 - Considera que o glorioso movimento iniciado em 18 de março é a aurora da grande revolução social chamada a liberar para sempre a humanidade da sociedade de classes.


2 - Declara que as tolices e os crimes das classes burguesas, coligados em toda a Europa pelo seu ódio para com os trabalhadores, condenam a velha sociedade à morte, independentemente da formas de governo, monarquista ou republicano.


3 - Proclama que a cruzada de todos os governos contra o Internacional e o terrorismo, tanto dos assassinos de Versalles, como de seus conquistadores prussianos, provam a inanidade de seus êxitos e afirmam que depois da vanguarda heróica destruída pelas forças mancomunadas de Thiers e dede Guillermo, se encontra o ameaçador exército do proletariado universal.









1. Na reunião do Conselho Geral de 20 de fevereiro de 1872 foi aceita a proposta de Jung de celebrar uma reunião de massas em Londres no dia 18 de março para comemorar o primeiro aniversário da Comuna de Paris. Porém a reunião pública não aconteceu no lugar definido, já que o dono do local que seria feita a reunião se negou no último momento a conceder a sala. Não obstante, os membros da Internacional e os ex-federados organizaram no dia 18 de março uma reunião solene para homenagear o aniversário da primeira revolução proletária. Foram adotadas três resoluções breves escritas especialmente por Marx para a reunião.