The Star-Spangled Banner

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The Star-Spangled BannerFlag of the United States.svg
Letra por Francis Scott Key
Melodia por John Stafford Smith, 1780

<poem> I

Ó, diz lá, podes ver, à luz precoce da aurora, Aquilo que nós tão orgulhosamente saudamos à última centelha do anoitecer? Cujas largas listas e brilhantes estrelas, durante a perigosa batalha, Sobre os baluartes nós vimos, estavam tão galantemente tremulando. E o clarão vermelho dos foguetes, as bombas explodindo no ar, Deram prova, durante a noite, de que nossa bandeira ainda estava lá. Ó, diz lá, aquela bandeira estrelada ainda ondula Sobre a terra dos livres e o lar dos bravos?

II

Nas margens tenuemente vislumbrado, através das névoas das profundezas, Onde a arrogância do inimigo jaz em temido silêncio, O que é que a brisa, sobre a íngreme ladeira, Enquanto sopra repentinamente, meio esconde, meio mostra? Agora pega o brilho do primeiro raio da manhã, Em plena glória refletido, agora brilha na corrente: É a bandeira de estrelas e listas: ó, por muito tempo possa tremular Sobre a terra dos livres e o lar dos bravos.

III

E onde está que a banda quem portanto o presidente jurou Que a destruição de guerra e a confusão da batalha Uma casa e um país devem abandonar-nos não mais? O seu sangue desapareceu fora a poluição da sua pegada suja. Nenhum refúgio pode salvar o mercenário e escravo Do terror de vôo, ou a escuridão da sepultura: E o estandarte coberto de lantejoulas de estrela em triunfo da onda Por cima da terra dos livres e o lar dos bravos!

IV

Oh, assim esteja ele alguma vez quando homens livres estará. Entre a sua casa amada e a desolação da guerra! Abençoado com vitória e paz, pode a terra resgatada pelo céu Louve o Poder que fez e nos conservou uma nação. Então conquiste devemos, quando a nossa causa é somente. E isto ser o nosso mote: "Em Deus confiamos". E o estandarte coberto de lantejoulas de estrela no triunfo tremulará Por cima da terra dos livres e o lar dos bravos.