Tradução:Relato de Contos por Rebbe Nachman de Breslov/4

Wikisource, a biblioteca livre

Conto 4: O Rei que decretou extermínio[editar]

— Uma Estória de Milagres —

[O rei decreta a conversão forçada dos judeus][editar]

Havia uma certa vez um rei. E ele decretou no país um decreto de conversão ou deportação (ou seja), quem quisesse permanecer no país teria que se converter e caso contrário seria deportado do país. E houve alguns que abandonaram todos os seus bens e suas fortunas e saíram de lá na pobreza para poderem manter-se com a sua fé poderem permanecer sendo judeus. E uma parte deles teve pena por suas posses e lá ficaram. E se tornaram coagidos. Sem darem a perceber (ou seja, obscuramente) eles praticavam a religião judaica. E publicamente (ou seja, abertamente) eles não podiam se comportar como judeus.

[O filho do rei permite que os 'anoos' sejam judeus em público][editar]

Mais tarde o rei faleceu. E o seu filho se tornou rei. E começou a dirigir o país com muito rigor e conquistou muitos países e ele era um grande sábio. E por causa que ele lidava muito rigorosamente com seus ministros eles então se uniram contra ele para derrubá-lo e assassiná-lo, ele e todos os seus filhos.

E entre os ministros havia um dos coagidos. Ele então refletiu: "Afinal, por que sou eu um coagido, por eu ter tido pena das minhas posses e das minhas fortunas. Agora, se o rei for assassinado e o país ficar sem um rei as pessoas vão engolir umas às outras pois um país não pode ficar sem um rei". Por essa razão ele refletiu que ele iria e falaria com o rei sem que eles soubessem. E foi e contou para o rei que conspiraram contra ele, conforme mencionado. 0 rei foi e tentou provar se isso era verdade e ele viu que era verdade. Ele então colocou guardas. E na noite em que eles o atacaram eles os capturaram. E eles foram julgados cada um segundo o seu julgamento.

Então o rei chamou e disse ao ministro, que era um coagido: "Que honra posso eu te dar por você ter salvo à mim e à meus filhos? Se eu fazer de ti um ministro (ou seja, um Lorde), você já é um ministro. Se eu te der dinheiro, você sozinho já tem dinheiro. Diga-me que honra você deseja que eu então certamente te darei". O coagido então respondeu: "Você fará o que eu te disser?" E o rei disse: "Sim, eu certamente farei o que você desejar". E o coagido disse: "Jure para mim pela tua coroa e pelo teu reinado". E o rei jurou. E coagido disse então: "Toda a minha honra é que eu possa ser um judeu publicamente (ou seja, abertamente), que eu possa botar o "Talit" e "Tefilin" publicamente". Então o rei ficou muito perturbado pois em todo o seu pais não se podia ser judeu. Porém, ele não tinha nenhuma escolha por causa do juramento que ele jurara, que faria o que ele desejasse. De manhã o coagido foi e colocou o "Talit" e o "Tefilin" publicamente.

[O filho e o neto do rei se tornam rei][editar]

Depois o rei faleceu. E o seu filho virou rei. E filho começou a dirigir o país de uma forma branda pois ele tinha visto como tentaram destruir o seu pai, conforme descrito. E ele conquistou muitos países. E era um grande sábio. E o rei ordenou que chamassem todos os astrólogos para que eles lhe dissessem de que forma seus descendentes poderiam ser exterminados, para que então ele pudesse protegê-los disso. E os astrólogos então lhe disseram que os seus descendentes não seriam destruídos, apenas que ele se protegesse do "boi" e do "carneiro". (Ou seja, de um boi e de um carneiro). E escreveram isso no livro das recordações. E o rei disse aos seus filhos que eles também dirigissem o país como ele, de forma branda. Mais tarde ele faleceu.

E seu filho virou rei. E ele começou a dirigir o país duramente, como o seu avô. E conquistou muitos países e lhe passou uma idéia sábia e ordenou de se anunciar que não se encontrasse em seu país nenhum boi e nenhum carneiro para que os seus descendentes não pudessem se extinguir. Então ele pensou que agora ele não tinha medo de nada. E dirigiu o país muito duramente. E ele era um grande sábio.

[O bisneto do rei faz uma efígie, conquista o mundo][editar]

E que teve a sábia idéia de que ele podia conquistar todo o mundo sem guerras. Pois existem sete partes no mundo, pois o mundo é dividido em sete partes. E existem sete planetas (ou seja, sete estrelas que circulam nos sete dias da semana) e cada estrela ilumina uma das sete partes do mundo. E existem sete tipos de metais (ou seja, ouro, prata, cobre, etc...) e cada planeta dos sete planetas ilumina um tipo de metal. O rei foi e coletou todos os sete tipos de metais e ordenou que lhe trouxessem todos os retratos de ouro de todos os reis, que eles penduram nos seus palácios, e fez disso uma pessoa. 0 rosto era de ouro o corpo de prata e assim os outros membros eram de outros metais. E havia nessa pessoa todos os sete tipos de metais.

E ele colocou essa pessoa no alto de uma grande montanha. E todos os sete planetas (ou seja, as sete estrelas) iluminaram essa pessoa. E quando alguém precisava de um Conselho ou um negócio e não sabia se deveria ou não fazê-lo então ele costumava se colocar contra o membro cujo metal pertencia à parte do mundo que ele habitava, e então a pessoa refletia se deveria fazer aquilo que ele necessitava ou não. E quando era para ele sim fazer, o membro costumava irradiar luz e brilhar e senão o membro se obscurecia (isso tudo fez o rei). E através disso ele conquistou todo o mundo e juntou muito dinheiro.

[O bisneto do rei reprime os Anoos ][editar]

Porém a pessoa que ele fizera dos sete tipos de metais não tinha a virtude de fazer isso a menos no caso de o rei tratar de rebaixar os arrogantes e elevar os humildes (ou seja, os grandes seriam rebaixados de sua grandeza e os pequenos seriam elevados). O rei foi e enviou comandos para todos os generais e outros ministros e que tinham cargos (cargos ministeriais) e privilégios. E eles todos vieram. E ele então os rebaixou e lhes retirou os cargos. Até mesmo aqueles que tinham cargos apenas na época do seu velho avô quando eles então os receberam, ele lhes retirou de todos. E os pequenos ele os elevou e os colocou nos seus lugares (dos grandes).

Entre os ministros que o rei rebaixou estava o coagido (mencionado anteriormente). E o rei lhe perguntou: "Qual é o teu privilégio como ministro?" E ele lhe respondeu: "Meu privilégio como é apenas que eu posso ser um judeu publicamente pelo benefício que eu fiz para o teu avô" E o rei então lhe retirou o privilégio. E ele se tornou novamente um coagido.

[O sonho do bisneto do rei; a tradição do sábio][editar]

Certa vez o rei deitou-se para dormir. E ele viu no sonho como o céu estava claro e ele viu todas as doze constelações (ou seja, as estrelas no céu estão divididas em doze partes correspondentes aos doze meses. Uma parte das estrelas é como um carneiro e essa é a constelação do mês de "Nissan" e a constelação do mês de "Iar" é chamada de "Touro", ou seja um boi. E assim cada mês tem sua constelação) e ele viu que o Touro e o Carneiro (ou seja, um boi e um carneiro) que estavam entre as constelações riam dele. E ele acordou muito irritado. E ficou muito temeroso. E ordenou trazer o livro das recordações (ou seja, o livro onde lá tudo está escrito) e ele viu que lá estava escrito que através do touro e do carneiro seus descendentes se exterminariam. E recaiu sobre ele um medo muito grande. E ele contou isso para a raínha. E recaiu sobre ela e sobre as crianças um grande medo. E o seu coração bateu muito forte. E ele chamou todos os interpretadores de sonhos (ou seja, esses que sabem interpretar sonhos) e cada um lhe deu uma interpretação, porém nada lhe entrava nos ouvidos. E recaiu sobre ele um medo muito grande.

E veio à ele um sábio e lhe disse que ele tinha recebido do seu pai que existiam 365 tipos de circulações do sol (ou seja, o sol tem 365 caminhos) e existe um local onde todos os 365 caminhos do sol iluminam nesse local. E lá cresce um bastão de bronze. E quem tem um medo, quando ele chega até o bastão ele então se cura do medo (e assim disse o sábio para o rei) .

[Excursão e morte do bisneto do rei][editar]

E isso agradou o rei. E ele foi com sua esposa e seus filhos e todos os seus descendentes até o 1ocal. E sábio também foi com eles. E no meio do caminho se postou um anjo. E o anjo era o responsável pela ira, pois através da ira cria-se um anjo destruidor (ou seja, um anjo que destrói e arruina) esse anjo é o responsável por todos os destruidores. E pergunta- se à esse anjo o caminho. Pois existe um bom e existe um caminho para os homens, e existe um caminho de lama e existe um caminho repleto de buracos e assim existem vários caminhos. E existe que um caminho que lá tem um fogo que quatro milhas antes desse fogo a pessoa se queima (e eles perguntaram o caminho ao anjo e ele lhes disse o caminho onde lá estava o fogo). E eles foram (ou seja, o rei com todos os seus descendentes e o sábio).

E o sábio ficou o tempo todo observando à sua frente para ver se o fogo estava lá pois ele tinha recebido do seu pai que lá existia esse fogo. Nesse ínterim, ele viu o fogo e viu que lá caminhavam sobre o fogo reis e judeus vestidos de "Talit" e "Tefilin" . Então o sábio disse ao rei: "Eu tenho uma tradição que quatro milhas antes do fogo a pessoa se queima, portanto eu não quero ir adiante. Você, se quiser, vá". E o rei pensou que como ele vira que outros reis caminhavam lá sobre o fogo que ele também poderia ir lá. E o sábio lhe disse: "Eu tenho uma tradição do meu pai e por isso eu não posso ir, você se você desejar vá" E o rei foi com todos os seus descendentes. E o fogo os pegou. E ele se queimou com todos os seus descendentes.

[O sábio chega em casa e o anoos explica][editar]

Assim que o sábio retornou à sua casa, os ministros estavam surpreendidos que o rei tinha sido eliminado com os seus descendentes. Afinal ele tinha se cuidado do boi e do carneiro. Como foi então que os seus descendentes se exterminaram com ele? Então o coagido lhes disse: "Através de mim ele se exterminou pois os astrólogos viram (que através de um boi e de um carneiro os seus descendentes se exterminariam) porém eles não sabiam o que viam. Pois o boi, fazem de sua pele o "Tefilin" E o carneiro fazem de sua lã o "Tzitzit" para o "Talit". E através deles o rei se exterminou com os seus descendentes.

Pois os reis que tinham Judeus morando em seus países e que vestiam "Talit" e "Tefilin", por causa deles os reis conseguiam caminhar sobre o fogo e nada lhes feria. Porém o rei, por causa que nenhum judeu que colocasse o "Talit " e o "Tefilin" podia residir em seu país, por causa disso ele foi exterminado com os seus descendentes. E por isso o Touro e o Carneiro das constelações riram dele. Pois os astrólogos viram que através do boi e do carneiro seus descendentes se exterminariam, porém eles não sabiam o que eles viram. E assim o rei foi destruído com os seus descendentes. Amén, que assim se destruam todos os Seus inimigos, Senhor.

[Notas Seguintes à Estória][editar]

Esse conto está insinuado no Salmo 2.

"'Lamah rageshu goyim'/Por que as nações estão em alvoroço? ...'Tero'em beshevet barzel/ Você vai quebrá-los com uma vara de ferro" [Ps. 2] - a barra de ferro.

"... Pen-ye'enaf wetho'vedu darekh'/ para que ele não fique com raiva e você pereça no caminho", etc. E as palavras são extremamente arcaicas e fechadas... Tudo isso que eu [rabino Nathan] ouvi.

Além disso, encontrei mais algumas alusões desta história neste capítulo:

"...'Nenatekah eth-moserotheimo, wenashlikhah mimenu 'avotheimo'/Vamos quebrar suas bandas em frente, e lançar suas cordas de nós" - bandas são feitas de couro, o aspecto da tefillin. "'A'votheimo'" - 'a'vot são cabos, aspecto de tzitzith, como nossos rabinos obm expôs este verso no tractate Avodah Zarah [3b] a respeito do tzitzith e do tefillin.

"'Yoshev bashamayim yischak'/ Aquele que habita no Alto vai rir" - pois, o touro e o carneiro riram dele.

"'Az yedaber eleimo ve'apo, uv'charono yevahaleimo'/ Então ele fala com eles em Sua ira; e Ele entra em pânico com seu descontentamento dolorido" - a raiva, o pânico eo medo mencionado acima.

"Wa'ani nasakhti malki 'al-tziyon har qodshi'/ Mas eu derramei / ungi meu rei em Tzion, Minha montanha sagrada" - talvez a alusão aqui é a efígie que o rei ergueu na alta montanha; zeh le'umath zeh (tudo em santidade tem sua contraparte no mal), e esta é a contrapartida do rei no santo Monte Tzion, pois, todas as partes do mundo estão incluídas lá, e assim por diante, e esta é a "montanha" lá. "'Nasakh é um termo como em "'nasakh wayitzok'/ derramando e derramando-moldagem" [a estátua] [Gen. 35:14].

"'She'al mimeni'/ Pergunte-me" - todos os conselhos mencionados acima. 'Goyim nachalathekha, wa'achuzathekha afsei-aretz'/Nações como sua herança, e os fins da terra para sua posse - para agarrar juntos todas as extremidades da terra, ou seja, todas as sete partes do mundo, e todos os reis e nações como herança ele.

"Ivdu'/ Serve" - é tzitzith, "be'yir'ah'/ com temor" - é tefillin, e "wegilu bir'adah'/ e regozije-se com o tremor" - o tremor [dos ímpios; Rashi lá, citando Isa. 33:14].

Toda a história é sugerida neste capítulo, bem aventurado é aquele que vai saber algo dessas histórias, que são grandes segredos da Torá por toda parte.