Utilizador:555/sandbox/Wikisource:Qualidade

Wikisource, a biblioteca livre
  • Em outros Wikisources, um texto é considerado de qualidade dependendo da origem da versão digital e, especialmente, se a mesma é mencionada em cada página individualmente, geralmente nas páginas de discussão.
    • Para o Wikisource lusófono isso é completamente desnecessário e apenas gera trabalho extra aos editores. Muitos acervos digitais tidos como confiáveis possuem erros de digitalização e pouco preocupados em manter a forma original de uma antologia de obras individuais publicada pelo autor; menos preocupados ainda em mencionar o título real de algumas obras, especialmente se tratando de poemas.
  • Em outros Wikisources, quando um texto atinge nível elevado de qualidade, a página deve ser protegida contra edições de qualquer pessoa.
    • Para o Wikisource lusófono, um texto original vai sempre precisar e desejar receber edições. As políticas do Wikisource prevêem a inserção de notas de rodapé, que são impossíveis de serem inseridas mesmo na proteção de seção proposta de ser incluída no software MediaWiki a meses atrás. Além disso, sempre em algum momento alguém poderá sentir a necessidade de ilustrar algum texto com alguma imagem altamente relevante, que acrescente valor histórico-cultural ao texto-fonte. Ou mesmo de simplesmente ser iniciado projeto de tradução local e ser necessário e desejável incluir interwikis. Proteger páginas é inibir trabalho de qualidade.