Utilizador:Ricdiogo

Wikisource, a biblioteca livre
Informação Babel do utilizador
pt-N Este utilizador tem como língua materna o português.
en-2 This user has intermediate knowledge of English.
fr-2 Cet utilisateur dispose de connaissances intermédiaires en français.
es-2 Esta persona tiene un conocimiento intermedio del español.
Utilizadores por língua

Dados Pessoais[editar]

Ricardo Diogo, Lisboa, Portugal


‎ Minha Filosofia[editar]

(Aviso: banalidades. Passe adiante)

As bibliotecas digitais, quando gratuitas e assentes no trabalho voluntário, garantem ao público o acesso àquilo que este mais reclama. Quando não dependentes de financiamentos públicos, estão imunes à flutuação das orientações políticas.

A Internet, pela primeira vez na História da Humanidade, permite o trabalho colaborativo em massa.

Os voluntários de Língua Portuguesa difundem a Língua em que pensam, juntamente com a sua Cultura e os Valores da Lusofonia. Todos e cada um, merecem uma medalha de mérito.

A Internet Lusófona é pobre. Poucos recursos e, dentro desses poucos dominam as páginas pessoais de opinião ou caducadas; as páginas de promoção de produtos; e as páginas institucionais que dão destaque aos "Estatutos", "Orgânica", "Historial", "Ligações" mas que apresentam pouco empenho produtivo.

Uma biblioteca colaborativa permite incutir nos povos da Lusofonia o espírito de que o cidadão não necessita do Estado. Um espírito mais do que necessário: urgente.

(Eu avisei.)


Outros Projectos[editar]

Colaboro em:

  • Project Gutenberg -- Traduzi o sítio na Internet para Português e sou operador do sistema. O PG é a mais antiga e livre biblioteca digital do Mundo. O trabalho é inteiramente realizado por voluntários. Publica obras publicadas até 1923. Cerca de 20.000 livros-e gratuitos. (Minha página de utilizador no PG .)
  • Distributed Proofreaders -- Maior sítio de geração colaborativa de eLivros do Mundo. Fonte de livros digitais para o Project Gutenberg. Voluntários digitalizam e revêem livros publicados até 1923. Estão colectivamente em processamento 72 obras em Português. (Os interessados podem colocar-me questões ou consultar a Wiki do DP em Português nesta ligação.)

Preparo colaborações para:

  • Ebooks Brasil (Idem. Embora lamente que o sítio não disponibilize os textos em formatos simples. É, no entanto, um bom caso de sobrevivência.)

Ricdiogo 17:21, 12 Julho 2006 (UTC)